terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Sherlock Holmes


Em "Sherlock Holmes", Guy Ritchie - realizador de filmes como "Um Mal Nunca Vem Só", "Snatch, Porcos e Diamantes" ou "Rocknrolla" (mas eternamente referido como o ex-marido de Madonna) - resolve reinventar a figura do detective de Baker Street e transformá-lo num personagem de filme acção, capaz dos maiores malabarismos físicos, como subir a um ringue de boxe ou de atravessar o rio Tamisa a nado.
O papel deste novo Sherlock Holmes cabe a Robert Downey Jr., enquanto que o eterno parceiro do detective, Watson, é interpretado por Jude Law. Juntos vão atravessar a Londres de 1890 para impedirem o sinistro Lord Blackwwod, de levar a cabo um violento ritual assassino.
O vilão acaba por ser detido e executado, mas parece regressar logo de seguida do reino dos mortos, preparando-se para concretizar um plano para tomar conta dos destinos de Inglaterra.
Mais uma vez caberá à dupla Holmes/Watson fazer os impossíveis para salvar a honra e os destinos da pátria, agora juntando à invulgar inteligência e perspicácia a agilidade e destreza física.
Robert Downey Jr. brilha no papel de Sherlock, Jude Law faz o que lhe compete com a sua personagem Watson e Rachel McAdams dá o toque feminino ao filme.

Para quem ainda não viu e pretende ver, que se prepare para assistir a um longa-metragem mais focada em acção, efeitos visuais e lutas do que qualquer outra coisa. Isto pode soar mal aos fãs ávidos da obra de Arthur Conan Doyle que esperam um retrato exacto do investigador britânico, pois o Sherlock de Ritchie tem um ar sedutor que mais lembra James Bond. O “novo” Holmes usa o seu conhecimento e as suas famosas deduções inteligentes para soluccionar crimes e, também, para vencer opositores em lutas movimentadas que por alguns instantes podem remeter-nos a cenas de Snatch – Porcos e Diamantes, outro trabalho do realizador.

Sem comentários: