segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Efeméride

Quiribati
Tonga
Nauru



A 14 de Novembro de 1999, faz hoje precisamente dez anos, as Repúblicas de Nauru e de Quiribati e o Reino de Tonga aderiram às Nações Unidas. Estes povos das ilhas do Pacífico só alcançaram a sua independência nos anos 60 e 70, e às portas do novo milénio.
Quiribati, localizada no coração do Pacífico, é um dos paraísos da Terra que estão em risco de "ir ao fundo" por causa da subida do nível das águas do mar. O arquipélago de 23 atóis estende-se por 3500 quilómetros e foi descoberto pelo navegador britânico Thomas Gilbert em 1788. Em 1979 obteve independência do Reino Unido e tornou-se uma república.
Nauru, é o país mais pequeno do mundo com apenas 21 quilómetros. Situado entre a Micronésia e a Polinésia, tem como alcunha, Ilha Agradável. Nauru foi anexado pelo império alemão, depois passou para a administração das vizinhas Austrália e Nova Zelândia. A independência só chegou em 1968.
Tonga, a norte da Nova Zelândia, é composta por 169 ilhas e foi descoberto por Thomas Cook em 1773. Embora sob domínio britânico, o povo nunca se deixou colonizar e até tinha um rei. Em 1970 tornaram-se independentes. Hoje são a única monarquia nas ilhas do Pacífico.
Fonte:Diário de Notícias

1 comentário:

lumadian disse...

Com o frio que está, eu já ia para lá!