quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Deolinda destacados pelo jornal "Sunday Times"


O álbum de estreia dos Deolinda, "Canção ao lado", foi considerado pelo jornal britânico "Sunday Times" o terceiro melhor do ano na categoria de world music.
"Ana Bacalhau e a sua jovem banda combinam sonoridades de fado com a sensibilidade pop e um piscar de olho ao coração dos portugueses. A melodia é fabulosa", escreve o jornal.
À frente dos portugueses ficaram os Mulatu Astatke & the Heliocentrics, cujo compositor é da Etiópia, com o álbum "Inspiration/Information"; e o quarteto norte-americano Kronos Quartet, com o álbum "Floodplain".
Entre os dez primeiros estão ainda os álbuns "Vagarosa", da brasileira Céu; "Eclipse", da cabo-verdiana Lura; e "Bairro", do angolano Bonga.
Os Deolinda são constituídos por Ana Bacalhau, Pedro Martins e o irmão Luís Martins nas guitarras clássicas e José Pedro Leitão no contrabaixo.
O grupo surgiu há três anos, em Lisboa, quando Pedro Martins mostrou a Ana Bacalhau três músicas que tinha composto: "Não sei falar de amor", "Fado não é mau" e "Ai rapaz".
"Ouviu as músicas que fiz, cantou-as e ficaram logo tão bem na voz dela que nasceram ali os Deolinda", disse o músico, guitarrista e autor de todas as músicas desta formação.

Sem comentários: