terça-feira, 11 de agosto de 2009

Praianas


"Praianas" é o novo livro de José Luís Hopffer Almada.

1 comentário:

lumadian disse...

É uma edição custeada pela Câmara Municipal da Praia, numa cabal afirmação de que a Autarquia capitalina não olha a cores político-partidárias quando se trata de promover cultura.

Pode dizer-se que a cidade da Praia tem, a partir de agora, o “seu poeta”. Embora natural de Assomada, José Luís Hopffer C. Almada canta a capital de Cabo Verde em excelentes versos, num volume apresentado em Lisboa, na Associação Cabo-Verdiana: “Praianas (Revisitações do Tempo e da Cidade”. Retomando o modo de “Assomada Nocturna”, José Luis Hopffer faz, em poemário, a memória-história da Cidade da Praia.

Com capa de Abraão Vicente e posfácio de Rui Guilherme Gabriel, “Praianas” foi apresentado por Ana Maria Martinho, professora da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade de Berkeley e por dois nomes grandes da poesia lusófona: a angolana Ana Paula Tavares e o moçambicano Luís Carlos Patraquim.

Na apresentação, com boa música cabo-verdiana, Alexandre Conceição, Celina Pereira, José Eduardo Cunha, Elsa Rodrigues dos Santos (presidente da Sociedade de Língua Portuguesa) e o próprio autor clamaram poemas deste livro.

Aguarda-se agora a apresentação de “Praianas” na cidade da Praia – data ainda à espera de indicação, dependendo da chegada dos livros, compostos e impressos em Lisboa num muitíssimo bom trabalho da Europress, uma gráfica que tem colaborado com assiduidade com o mercado cabo-verdiano.