terça-feira, 26 de maio de 2009

Festival de Cannes: João Salaviza ganha Palma de Ouro para «Arena»


O realizador português, João Salaviza venceu o Palma de Ouro de curtas-metragens no 62/o Festival de Cannes pelo filme «Arena» que conta a história de um rapaz que está em prisão domiciliária.
João Salaviza, 25 anos, recebeu a Palma de Ouro pela curta-metragem, «Arena« que em 17 minutos conta a história de um jovem em prisão domiciliária. Esta foi a sua primeira curta-metragem profissional e a única película portuguesa em competição.


O austríaco Michael Haneke foi o grande vencedor do Festival de Cinema de Cannes de 2009, com a Palma de Ouro para «The White Ribbon». O filme conta a história de um grupo de crianças alemãs no período anterior à I Guerra Mundial, constituindo uma reflexão sobre a geração que viria a desencadear o nazismo.

Outros galardoados em Cannes foram Charlotte Gainsbourg (Melhor Actriz, em «Antichrist»), Christoph Waltz (Melhor Actor, em «Inglorious Basterds») e o filipino Brillante Mendoza (Melhor Realizador, por «Kinatay»). O Grande Prémio do Júri foi para «Un Prophéte», realizado pelo francês Jacques Audiard.

1 comentário:

Né disse...

;) LoL

Os teus preferidos foram todos premiados.