quarta-feira, 6 de maio de 2009

Declaração




Confesso, sou NIILISTA!!!

6 comentários:

lumadian disse...

Niilismo é um termo e um conceito filosófico que afecta as mais diferentes esferas do mundo contemporâneo (literatura, arte, ciências humanas, teorias sociais, ética e moral). É a desvalorização e a morte do sentido, a ausência de finalidade e de resposta ao “porquê”. Os valores tradicionais se depreciam e os "princípios e critérios absolutos dissolvem-se". "Tudo é sacudido, posto radicalmente em discussão. A superfície, antes congelada, das verdades e dos valores tradicionais está despedaçada e torna-se difícil prosseguir no caminho, avistar um ancoradouro".

O niilismo pode ser considerado como "um movimento positivo” – quando pela crítica e pelo desmascaramento nos revela a abissal ausência de cada fundamento, verdade, critério absoluto e universal e, portanto, convoca-nos diante da nossa própria liberdade e responsabilidade, agora não mais garantidas, nem sufocadas ou controladas por nada". Mas também pode ser considerado como "um movimento negativo” – quando nesta dinâmica prevalecem os traços destruidores e iconoclastas, como os do declínio, do ressentimento, da incapacidade de avançar, da paralisia, do “tudo-vale” e do perigoso silogismo ilustrado pela frase do personagem de Dostoiévski: "Se Deus está morto, então tudo é permitido". Entende-se por Deus neste ponto como a verdade e o princípio.

Ora aqui está a definição de Niilismo, porque tenho a certeza que a maioria nem sabe o que é!

Ângela Jorge disse...

Por isso gosto de trabalhar convosco, estou sempre a aprender, é bom ter Amigos como vocês, beijocas aos dois!!!

Unknown disse...

Niilismo é discernir o que é real do que é irreal. Nós existimos de fato na realidade.
O que é a realidade?

disse...

Primo Luis: Nós somos reais, mas não vemos a realidade em si mesma. Enquanto humanos somos seres tão materiais e objectivos quanto o mundo que nos circunda. Nós existimos e a nossa consciência é um fenómeno real. Porém, apesar de sermos reais, a nossa consciência não tem acesso imediato à realidade em si mesma. Esse contacto é mediado pelos sentidos. Com isso, vemo-nos limitados à representação subjectiva criada pelo nosso cérebro. Digo eu...

Unknown disse...

Prima feia: :P
Se somos reais e não vemos a realidade em si mesma, que vemos nós em nós próprios?
beijos

disse...

Primo feio: Aí já entras no campo da interpretação ou representação.
O que vemos em nós próprios dependerá sempre do ajuste que fazemos entre a imagem (verdade) e a ideia da própria imagem (crença).
O problema da realidade está presente em todas as ciências e, com particular importância, nas ciências que têm como objecto de estudo o próprio homem.
Desta forma, a construção das coisas e as nossas relações dependem de um complexo contexto, que definirá o que vamos aceitar como real.
As vezes, aquilo que observamos está já preso a um conjunto de escolhas e normas.