quinta-feira, 7 de maio de 2009

Capitão Planeta


Capitão Planeta (no original em inglês Captain Planet) é um super-herói criado no começo dos anos 90 pelo desenhista americano Ted Turner como uma forma de alerta e interação para com seus telespectadores, que em sua maioria são crianças e adolescentes.
Trata-se de um herói ecológico com poderes da natureza. Ele é uma combinação dos poderes dos cinco Protetores: Terra, Fogo, Vento, Água e Coração – intensificados. Todos os elementos e as forças da natureza estão à disposição do mesmo, ele possui um vasto conhecimento sobre o universo; emocionalmente é uma mistura das personalidades dos Cinco Protetores, uma combinação de suas Almas e de seus corações. Mas, acima de tudo é uma metáfora do trabalho em equipe e da cooperação. Se o Capitão Planeta for exposto a lixo tóxico, poluição do ar, chuva ácida e outros poluentes, seus poderes enfraquecem temporariamente e então ele precisa retornar à Terra para "recarregar" suas energias. O Capitão Planeta tem uma enorme empatia e "sente" o sofrimento dos outros seres – sem exceções. Por esta razão, procura não trazer sofrimento aos outros, o que o leva a usar a sua inteligência além da força física na luta contra os “inimigos da Terra”. Apesar de ser um super-herói do meio ambiente, ele tem consciência de que não poderá resolver os problemas ecológicos do mundo para sempre, fazendo questão de dizer que todos precisam aceitar suas responsabilidades em relação ao futuro da Terra. Por isso, sempre repete: "O poder é de vocês!". Lembrando que as pessoas têm o poder de mudar o mundo. Como a maior parte dos Super-Heróis, o Capitão Planeta só aparece vestido com uniforme. Essa não é uma roupa comum e sim os elementos da Terra que fazem parte de sua composição. Com isso, ele tem a capacidade de reorganizar sua estrutura molecular e de se transformar nos vários elementos da natureza - água, vento, fogo, gelo etc. Sua aparência reflete as diversas culturas, com cabelos verdes da cor das florestas, pele azul da cor do céu, olhos castanhos da cor da Terra, peito, luvas e botas vermelho-sangue e o globo do mundo em amarelo da cor do sol. O globo está localizado no seu peito e, às vezes, muda de cor e fica cinzento quando o Capitão Planeta perde seus poderes ou é exposto a grandes níveis de poluição.

3 comentários:

lumadian disse...

Ora aí está um tipo porreiro para jogar no Benfica, o Porto tem o Hulk, o sporting tem o Paulo Bento, só falta o Benfica ter um super-heroi.
Por acaso prefiro o Homem-Aranh ou a Cat Woman

Ângela Jorge disse...

Eu gostava bastante de ver estes desenhos animados,eram educativos,ehehehhehe

José Leite disse...

boa ideia. A Terra precisa de heróis...