segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

National Geographic revela imagens a cores inéditas de Hitler

O documentário, realizado por Louis Vaudeville e que está dividido em duas partes, mostra ao público, pela primeira vez, fotografias inéditas e surpreendentes da "Primeira Guerra Mundial, do Tratado de Versalhes, de Hitler na prisão em 1924, do incêndio do palácio Reichstag, de uma jovem Eva Braun [mulher de Hitler] ou do bombardeamento da Guernica durante a Guerra Civil espanhola", informou o National Geographic.
Depois de no Verão passado, ter aparecido em Nova Iorque um álbum com mais de 200 fotografias inéditas de Hitler, que se soube depois pertencerem ao repórter austríaco Franz Krieger, é a vez agora de este documentário revelar novos dados da vida do ditador. Além de testemunhos reais, Louis Vaudeville, que também realizou uma minissérie sobre a Segunda Guerra Mundial, preocupou-se em mostrar no documentário imagens a cor, muitas delas, anteriormente a preto e branco mas que ganharam cor através de um procedimento meticuloso e exaustivo. "Usamos informação que as próprias imagens nos ofereceram através da iluminação e depois contámos com o apoio de vários assessores históricos e especialistas que determinaram a cor original de cada uniforme, carro ou localização", disse ao El País Vaudeville, explicando que a transformaçao das imagens foi importante para nos aproximar daquela realidade.
"Hitler a cor, com a sua cor real, documentado com exactidão através de imagens originais, é algo que nos é muito mais próximo. Vemos que está próximo historicamente, que não é alguém de um passado remoto. Isto pareceu-me especialmente importante para os jovens, o preto e branco distancia", referiu.
Com estes novos dados, o documentário pretende explicar o fenómeno que Hitler foi, analisando o seu percurso até ao poder e entendendo como é que Hitler construiu a sua imagem, a partir de pequenos detalhes da sua vida privada. Imagens do ditador com a sua mulher na sua antiga casa de família em 1939 ou na campa do seu pai dão novas pistas sobre a personalidade de Adolf Hitler.
Mas nem de imagens gloriosas viveu Hitler, a provar está este documentário, que mostra ainda o ditador em situações mais descontraídas, onde tenta revelar o seu sentido de humor.
Há ainda a apresentação de momentos históricos com novas imagens, como uma gravação de um discurso com imagem e som originais. A estes inéditos, juntam-se ainda conhecidas imagens tira dadas pelo fotógrafo oficial do ditador, Heinrich Hoffman, e que mostram o lado mais frio de Hitler.

Sem comentários: