sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Kino 2012

É uma das cinematografias mais vibrantes actualmente na Europa, mas continua a apenas chegar a Portugal a espaços - é também por isso que a mostra Kino - Cinema de Expressão Alemã, organizada pelo Goethe-Institut no cinema São Jorge e no auditório lisboeta daquela entidade, é uma ocasião de pôr a "escrita em dia" com o que não chega cá. 
Ao longo de nove dias, iniciados na quinta-feira e prolongados até à próxima sexta, 3 de Fevereiro, a nona edição do evento exibe uma selecção de longas e curtas-metragens e filmes para os mais novos escolhidos de entre a produção recente de língua alemã que não chegou às nossas salas, este ano com um olhar especial sobre o cinema austríaco. O destaque vai forçosamente para dois filmes já exibidos em festivais locais: "Über uns das All", a excelente estreia de Jan Schomburg, que esteve a concurso no IndieLisboa, e "Mondo Lux", o documentário de Elfi Mikesch sobre o falecido Werner Schroeter, apresentado no Lisbon & Estoril Film Festival. 
Mas há também a destacar "Wer wenn nicht wir", onde o documentarista Andres Veiel remonta às raízes do grupo Baader-Meinhof (competição de Berlim 2011), ou o documentário de Britta Wauer sobre o cemitério judaico de Berlim, "Im Himmel, unter der Erde", numa programação que se pretende abrangente e acessível. Os bilhetes custam quatro euros e o programa pode ser consultado em www.goethe.de/portugal/kino

Sem comentários: