sexta-feira, 29 de julho de 2011

Portugueses espraiando-se pelos festivais

Como uma rapariga em cada porto, haverá um filme português em cada festival. Em Locarno (3 a 13 de Agosto), Gonçalo Tocha, o rapaz de Balaou, está na secção Cineastas do Presente com uma viagem pelos Açores, o documentário É na Terra, não É na Lua - festival em que Paulo Branco preside ao júri da competição principal. Gabriel Abrantes e Liberdade, filmado em Luanda, em colaboração com Benjamin Crotty, está também no festival suíço, secção Leopardos de Amanhã. 

Sangue do Meu Sangue, de João Canijo, espraia-se por San Sebastian, em concurso (16 a 24 de Setembro), Toronto, secção World Cinema (6 a 18 de Setembro), Rio de Janeiro (6 a 18 de Outubro) e Busan, Coreia do Sul (6 a 16 de Outubro). Em Toronto também, Joaquim Sapinho, com Deste Lado da Ressurreição, secção Visions.

À secção Horizontes do Festival de Veneza (31 de Agosto a 10 de Setembro) Teresa Villaverde leva Swan, com Beatriz Batarda e Israel Pimenta, e, de novo, Gabriel Abrantes, Palácios de Pena. É nesta secção, mais exploratória, que estão novos trabalhos de Jonathan Demme, Pippo Delbono, James Franco (um biopic de Sal Mineo, o companheiro de James Dean em Rebel without a Cause) ou - termo insuficiente para descrever um percurso de recriação de uma autobiografia - o documentarista Ross McElwee.

Veneza, então, a 68ª edição: depois de anunciados os filmes de abertura (The Ides of March, de George Clooney, com ele próprio e com Ryan Gosling) e de encerramento (Damsels in Distress, de Whit Stillman), o programa oficial, competitivo e fora de competição, mostra-se vibrante. Como querendo evidenciar que, pelo menos em 2011, "o" festival é ali, no Lido. 

Eis os filmes que concorrem para o Leão de Ouro, júri presidido por Darren Aronofsky: Tinker, Tailor, Soldier, Spy, de Tomas Alfredson, Wuthering Heights, de Andrea Arnold, Texas Killing Fields, de Ami Canaan Mann, A Dangerous Method, de David Cronenberg - ou os perigos de estar próximo de Carl Jung e Sigmund Freud -,Shame, de Steve McQueen (nova colaboração com o actor Michael Fassbender), Silent Souls, de Aleksei Fedorchenko, Last Day on Earth, de Abel Ferrara, Killer Joe, de William Friedkin, The Exchange, de Eran Kolirin,Alps, de Yorgos Lamthimos, Carnage, de Roman Polanski (adaptação de God of Carnage, de Yasmina Reza com os dois casais em confronto interpretados por Jodie Foster, Kate Winslet, John C. Reilly e Christoph Waltz),Chicken with Plums, de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud, A Burning Hot Summer, de Philippe Garrel, A Simple Life, de Ann Hui, Faust, de Aleksander Sokurov, Dark Horse, de Todd Solondz, Himizu, do japonês Sion Sono, Seediq Bale, de Wei Desheng (Taiwan), e os italianos Quando la Notte, de Cristina Comencini, Terraferma, de Emanuele Crialese, e L"Ultimo Terrestre, de Gipi.

Fora de competição, destaques para La Folie Almayer, de Chantal Akerman, The Moth Diaries, de Mary Harron,W.E., de Madonna - sobre Wallis Simpson e Eduardo VIII, Contagion, de Steven Soderbergh, Wilde Salomé, de Al Pacino (já deu, em Looking for Richard, uma lição sobre o Ricardo III de Shakespeare, agora é Salomé, de Oscar Wilde). Pacino receberá o prémio Glory to the Filmmaker, pelo seu trabalho como realizador, no qual a organização vê "um original contributo para o cinema contemporâneo", e o italiano Marco Bellocchio receberá o Leão de Ouro de carreira por ser "um dos maiores nomes do cinema moderno".

Sem comentários: