quinta-feira, 7 de julho de 2011

Fora de Si- CCB

O presidente do Centro Cultural de Belém (CCB), Mega Ferreira, apresentou o programa do Fora de Si 2011. O festival de Verão inaugura com as músicas do mundo no dia 15 de Julho e prolonga-se até dia 14 de Agosto.
Na sua 5ª edição, o festival Fora de Si, uma parceria entre o Turismo de Portugal e o CCB, apresenta um programa de cinco semanas dedicadas à música, ao teatro, cinema, performance e workshop.
"Entendemos que Julho e Agosto era bom para virar o CCB do avesso", explica Mega Ferreira. O epicentro é a Praça do Museu e a motivação é a cultura emergente dos imigrantes com residência estabelecida em Portugal.
A directora do Fora de Si, Margarida Vieira, afirma que "existem conjuntos de criadores em Lisboa que merecem toda a atenção." Já o Presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão, destaca a "prestigiosa e inovadora" programação que não resulta de uma continuação do ano anterior mas sim "pegar numa folha em branco e começar a escrever".     
Para o dia 16 de Julho, está marcada a actuação da artista cabo-verdiana Lura que promete "um espectáculo realmente especial". Fernando Luís Sampaio, responsável pela programação na música, destaca também o espectáculo de Morcheeba no dia 23 de Julho, que vêm a Portugal apresentar o novo álbum "Blood Like Lemonade". Dissidenten, os "pais" da worldbeat, Couple Coffee, duo brasileiro, Gilberto Gil e Cheikh Lô mereceram igualmente destaque.
António Tavares, que esteve no CCB em 2009 com a ópera "Crioulo", regressa agora com o espectáculo "Jus Soli".
No cinema, José António Fernandes Dias, comissário do ciclo de cinema "Ficheiros da Imigração", realça a existência de 11 filmes, nove dos quais são documentários e dois documentários de ficção. "Jóias Negras do Império", de Anabela Saint-Maurice, "Lisboetas", de Sérgio Tréfaut, "Cidade de Ouro", de Andrey Romashov e "China, China", de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, são alguns dos filmes a ser exibidos.
"Debandada", uma co-produção com o Teatro Maria Matos, é o destaque de teatro na programação.          
Na performance, André Teodósio, em colaboração com Patrícia Silva, apresenta "Egosistema", um jogo definido pelo próprio como uma ode a um "capitalismo com um sistema aberto em que cada um é independente".
Duarte Rato preparou duas instalações: "Quimeroscópio", uma escultura habitável e "Casulo", unidade híbrida móvel cujas peças e materiais são reutilizados.  
Quanto à existência de um festival Fora de Si em 2012, Mega Ferreira e Luís Patrão expressam desejo de continuidade da parceria.  

Sem comentários: