quarta-feira, 6 de julho de 2011

“Mistérios de Lisboa” nomeado para Prémio LUX do Parlamento Europeu

O filme "Mistérios de Lisboa", adaptação do romance de Camilo Castelo Branco feita pelo chileno Raul Ruiz, é um dos nomeados para o Prémio LUX, atribuído pelo Parlamento Europeu. A obra é a única longa-metragem portuguesa a integrar o lote de dez nomeados para a edição deste ano do galardão europeu. 
"Essential Killing - Matar Para Viver", de Jerzy Skolimowski, "Pina", de Wim Wenders e "Habemus Papam", de Nanni Moretti, fazem também parte da lista de filmes nomeados para o Prémio LUX divulgada durante o Festival Internacional de Karlovy Vary (República Checa).
A lista de nomeados será, posteriormente, reduzida a três filmes. As três obras seleccionadas como finalistas serão projectadas no Parlamento Europeu durante os meses de Outubro e Novembro. A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar em Estrasburgo, França, a 16 de Novembro.
Criado em 2007 para valorizar longas-metragens de origem europeia, contribuindo para a sua visibilidade, o Prémio LUX já foi atribuído a obras como "Do Outro Lado", de Fatih Akin, em 2007, "O Silêncio de Lorna", dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, em 2008, ou "Welcome - Bem-vindo", de Philippe Lioret, em 2009. "O Estrangeiro", de Feo Aladag foi o vencedor da edição do ano passado. A realizadora alemã tornou-se na primeira mulher a ser nomeada e a vencer os Prémios LUX.
Ao contrário de outros prémios, os LUX não atribuem dinheiro aos vencedores. O Parlamento Europeu responsabiliza-se por financiar a legendagem do filme vencedor nas 23 línguas oficiais da União Europeia, distribuir no espaço europeu e a adaptar a versão original para pessoas com deficiência visual e auditiva
"Mistérios de Lisboa" já conquistou inúmeros galardões internacionais, entre os quais a Concha de Prata no Festival de San Sebastián, o Prémio da Crítica na Mostra de São Paulo e o Prémio Louis Delluc. Em Maio conquistou, em Portugal, os três prémios da categoria de cinema nos Globos de Ouro.

Sem comentários: