sábado, 10 de abril de 2010

Um Sonho Possível

Esta é a história de Michael Oher, um miúdo negro e sem-abrigo, fruto de um pai ausente, uma mãe toxicodependente e uma realidade de violência, miséria e exclusão que, depois de "adoptado" por uma família burguesa de Memphis, Tennessee, acaba por se tornar uma grande vedeta do futebol americano. Gostei do filme mas convenhamos que "Um Sonho Possível" vai um bocadinho demasiado longe, porque tudo corre bem a um rapaz calhado para que tudo corra mesmo mal. Ainda por mais a família que o acolhe, a acrescer o facto de ser rica, é constituída por pessoas fisicamente todas lindas, a começar por Sandra Bullock, como se sabe.
As fotos finais mostram que a realidade não era tão exuberante como o filme quer fazer crer.
"Um Sonho Possível" é um filme para inculcar esperança - e isso é uma coisa de que andamos todos necessitados. Cumpre essa intenção sem facilitar em demasia, mostrando que, à mão que se dá, há que acrescentar esforço e um mínimo de determinação por parte daquele a quem a mão se estende.
O trabalho de Sandra Bullock fê-la ganhar um Óscar. Também eu achei a interpretação excepcional porque a actriz mostrou que não tem que haver composições estranhas ou desfigurações excêntricas para se ganhar. Pode ser, simplesmente, um trabalho natural que tem a leveza de um sorriso e de uma pequena lágrima, sem forçar o tom nem para um lado nem para o outro.

1 comentário: