quinta-feira, 8 de abril de 2010

Descoberta primeira edição de “O Livro da Selva” com dedicatória de Kipling à filha


O livro, publicado em 1894, foi encontrado por bibliotecários que estavam a catalogar os livros da biblioteca de Wimpole Hall, a moradia próxima de Cambridge, no Sul de Inglaterra, onde viveu Elsie, a segunda filha de Kipling, entre 1938 e 1976.
A obra tem uma dedicatória manuscrita a Josephine, a filha mais velha do escritor, que morreu de pneumonia em 1899, aos seis anos.
A inscrição, datada de Maio de 1894, diz: “Este livro pertence a Josephine Kipling, para quem foi escrito pelo seu pai.”
Apesar de não estar assinada, “baseando-nos em muitos outros elementos do arquivo de Kipling, achamos que é a sua letra”, declarou uma porta-voz do National Trust, a organização de conservação do património que está a trabalhar no espólio da mansão. “A dedicatória é muito comovente, especialmente se tivermos em conta que Kipling perdeu não só Josephine, como também o seu filho mais novo, John, que morreu na I Guerra Mundial”, indicou Fiona Hall, comissária de Wimpole Hall.
“Como sua única filha sobrevivente, Elsie deve ter guardado o livro como um tesouro”, acrescentou.
O exemplar será agora exposto na espectacular casa senhorial, onde continuam os trabalhos de inventariação e catalogação dos cerca de sete mil livros da sua biblioteca.

Sem comentários: