sexta-feira, 2 de abril de 2010

PÁSCOA: Aldeias da Guarda mantêm vivas tradições típicas desta quadra.



Os cânticos da "Encomendação das Almas" e os "Martírios de Jesus Cristo" são dois dos costumes típicos da Quaresma ainda preservados pelos mais idosos e por algumas associações do concelho da Guarda, com destaque para a aldeia de Marmeleiro.
A "Encomendação das Almas", tradição típica das mulheres, subsiste nas localidades de Aldeia do Bispo, Faia, Quinta de Gonçalo Martins, Marmeleiro, Castanheira, Maçainhas e S. Miguel, entre outras.
Os cânticos são entoados durante a noite, "nos sítios mais altos", explica Júlia Conceição, 83 anos, residente no Marmeleiro, que recorda outros tempos quando a terra tinha "dois coros".
O cântico dos "Martírios", associado aos homens, sobrevive na mesma aldeia, onde é recriado, anualmente, pela perseverança de dois idosos da terra - José Marques Escada, 77 anos, e outro "rapaz" da mesma idade.
É também Escada que mantém viva a tradição do toque da matrácula (instrumento de madeira com argolas de ferro) que na Sexta Feira Santa substitui o sino, que não pode ser tocado, para chamar os fiéis para a adoração da cruz, na igreja matriz.
O septuagenário contou que dá uma volta ao povo "a tocar a matrácula" e que "toda a gente entende [o sinal] como se fosse o sino a tocar".
Outro costume, ainda em prática na região, dita que na Quarta Feira Santa as mulheres de idade não se penteiam.
"Diziam que no tempo de Cristo as pessoas não se penteavam. Não sei porquê. Diziam assim os nossos pais e avós e nós vamos com essa tradição", afirmou Maria Fernandes, 68 anos.
Por outro lado, na Quinta e na Sexta Feira Santa ainda é hábito os agricultores não trabalharem nas lides do campo e as mulheres não lavarem roupa.
É relatado um caso que aconteceu no Marmeleiro "há mais de trinta anos" e que envolveu uma mulher que lavou umas toalhas e estendeu-as para secar.
Quando foi buscá-las tinham "sangue", assegurou Maria José Tracana, 70 anos, que presenciou o fenómeno.
A "Procissão da Senhora da Noite" é outra tradição pascal revivida anualmente, na madrugada de Domingo de Páscoa, na povoação de Aldeia Nova, Guarda.
Os habitantes, após terem sido acordados pelo tocar de bombos, dirigem-se a pé para a capela da Senhora da Teixeira.
"Na ida reza-se e no regresso canta-se a 'Aleluia' porque já se anuncia a Ressurreição de Nosso Senhor", contou à Lusa Ana Chibante.
A "Visita Pascal" é também uma tradição praticada por alguns sacerdotes da Beira Interior, como Ângelo Nabais, pároco de Vila Garcia e Adão, que no dia de Páscoa vai "de casa em casa" a anunciar a Ressurreição de Cristo.
"Dou a bênção às famílias e dou a cruz a beijar", contou.
O "Enterro do Senhor", a "Via Sacra" e a "Paixão de Cristo", são outras das realizações desta quadra que ainda subsistem em vários pontos da região.

Em Sameiro também ainda é assim...


António Sá Rodrigues
Diário de Notícias

Sem comentários: