quinta-feira, 1 de abril de 2010

Trienal de Arquitectura com concurso internacional para criar habitação social em Luanda


"A House In Luanda - Patio and Pavilion" é a designação do concurso que vai receber candidaturas até ao final de Abril, e cujo júri, presidido por Álvaro Siza Vieira, vai escolher os trinta melhores projectos que serão exibidos no final do ano em Lisboa. A Trienal de Lisboa decidiu lançar este concurso em parceria com a Trienal de Arquitectura de Luanda com o objectivo de criar uma habitação de cem metros quadrados, com capacidade para acolher um agregado familiar, que possa ser construída com meios escassos, e suprir as necessidades básicas, com uma horta e espaço para animais. O projecto também deverá ter a possibilidade de envolver a auto construção, ou seja, a possibilidade de o próprio agregado familiar poder participar na edificação da casa.

"Luanda é uma cidade desenhada para 500 mil habitantes mas tem actualmente cerca de seis milhões, e sofre uma grande pressão demográfica. Com a guerra e a fuga das população, a cidade foi sendo invadida por bairros de lata com construções muito precárias", apontou José Mateus, revelando que o Governo angolano tem um plano para construir mais de um milhão de habitações a custos controlados. "Temos uma avalanche de contactos de arquitetos originários desde o Sri Lanka, Itália, Vietname, Colômbia...", indicou, sublinhando que a habitação social "é um tema que os arquitectos se interessam extraordinariamente por trabalhar. São temas difíceis, mas importantes".

O júri do concurso é composto pelos arquitectos João Luís Carrilho da Graça (Portugal), Barry Bergdoll (EUA), Fernando de Mello Franco (Brasil) e Angela Mingas (Angola), e deverá reunir-se pela primeira vez a 8 de maio. Vão ser seleccionados os 30 melhores projectos e as maquetas mostradas ao público numa exposição no Museu da Electricidade entre 28 de Outubro de 2010 e 16 de Janeiro de 2011, seguindo depois todo o material para Luanda, onde deverá também ser apresentado.



Apesar do dia 1 esta notícia não é mentira...

Sem comentários: