segunda-feira, 29 de março de 2010

Prémio Portugal Telecom de Literatura Portuguesa


A oitava edição do Prémio Portugal Telecom de Literatura Portuguesa será disputada por 408 livros de quatro países lusófonos. "Caim", de José Saramago, "Avenida Paulista", de João Pereira Coutinho, "Boa noite, Sr. Soares", de Mário Cláudio, "O meu nome é legião", " Que Cavalos são aqueles que fazem sombra no mar?" de António Lobo Antunes e "Poemas do Brasil" de Maria Teresa Horta são algumas das obras portuguesas inscritas.
Entre os inscritos há 12 livros portugueses (sete romances, três de poesia, um de contos e um de crónicas), dois romances angolanos, um romance moçambicano e 393 obras brasileiras. Entre os portugueses contam-se ainda "Das estações entre portas", de Joana Ruas e "O Sétimo Selo" de José Rodrigues dos Santos.
Nos brasileiros destacam-se "A Cidade Ilhada" de Milton Hatoum, "As Vozes do Sótão" de Paulo Rodrigues, "Coração Andarilho" de Nélida Piñon, "Estive em Lisboa e lembrei de você", de Luiz Ruffato, "Leite Derramado" de Chico Buarque, "Miguel e os Demónios" de Lourenço Mutarelli, "O Albatroz Azul" de João Ubaldo Ribeiro, "O Seminarista" de Rubem Fonseca, "Os Espiões" de Fernando Veríssimo e "O Filho da Mãe" de Bernardo Carvalho.
Entre as obras africanas inscritas estão "Barroco Tropical", de José Eduardo Agualusa, "Avô 19 e o segredo do soviético", de Ondjaki e "Antes de nascer o mundo", de Mia Couto ("Jesusalém" é o título do livro em Portugal).
Formado por professores, críticos literários, escritores e pelos comissários do galardão, o júri escolherá os 50 primeiros finalistas, que serão conhecidos no final de Abril.
Em Agosto, os jurados anunciarão os dez finalistas, que disputarão os três principais prémios a 8 de Novembro em São Paulo. O prémio, que no ano passado teve mais de 500 obras inscritas, distinguirá romances, contos, poesias, crónicas, dramaturgias e autobiografias, escritos originalmente em língua portuguesa, com primeira edição no Brasil, entre 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2009. Participam igualmente obras com primeira edição no estrangeiro, entre 1 de janeiro de 2006 e 31 de dezembro de 2009, desde que tenham tido a primeira edição no Brasil em 2009.
No ano passado, o escritor brasileiro Nuno Ramos, autor do livro "Ó", venceu o Prémio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa. Os também autores brasileiros João Gilberto Noll, com "Acenos e Afagos", e Lourenço Mutarelli, com "A Arte de Produzir Efeito sem Causa", ficaram em segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Sem comentários: