quarta-feira, 10 de março de 2010


Começa amanhã a 10.ª edição do Festival de Animação de Lisboa. Até dia 21, a MONSTRA anda à solta, e conta com a participação das maiores figuras da animação, nacionais e internacionais.
Numa edição cujo país homenageado é Portugal, a partir das 21.00 de amanhã será exibida uma retrospectiva de curtas-metragens dos "incontornáveis" da animação portuguesa. Destaque da abertura para a mistura de animação, arquitectura, música e performance com a estreia de Aedificandi. E, a terminar a noite, a estreia de Várzea, de José Xavier.
Paralelamente à projecção das animações, a MONSTRA investe todos os anos na formação do seu público. Figuras bem conhecidas, como o realizador Bill Plympton e o compositor Normand Roger - ambos nomeados para vários Óscares - vão orientar masterclasses, entre muitos outros.
O Museu da Marioneta ainda apresenta duas exposições relacionadas com a animação. Até dia 18 deste mês, é possível visitar Desassossego, de Lorenzo Degl'Innocenti, e até 21, Um Mundo em Miniatura, do realizador galego SAM.
Integrado na MONSTRA este ano, mais uma das novidades são os Caminhos da Animação Portuguesa, discutidos no próximo sábado no Cinema São Jorge, na 2.ª edição do Encontro Nacional de Profissionais e Amigos da Animação.
A MONSTRA vai espalhar-se ainda pelo Cinema City Classic Alvalade, pelo Museu da Etnologia, pelo Teatro Meridional e pela Escola Secundária D. Dinis, passando ainda pelas lojas Fnac do Chiado e do Colombo.

Sem comentários: