quarta-feira, 24 de março de 2010

Leilão de gravuras de Paula Rego rende 11,5 mil euros


O leilão de nove gravuras inspiradas em histórias infantis de Paula Rego, na Christie's em Londres, rendeu perto de 11,5 mil euros, superando as estimativas. Apenas uma ficou por vender.
A maioria das gravuras faz parte de duas séries, "Nursery Rhymes", que se inspiram em histórias infantis inglesas, e "Peter Pan", em referência ao popular livro de J.M. Barrie.
As imagens terão sido produzidas após Paula Rego se ter tornado avó, o que voltou a despertar o seu interesse por estas histórias, algumas das quais já conhecia da própria infância.
Do leilão faziam também parte duas gravuras individuais, uma das quais a preto e branco intitulada "Secrets and Stories", de 1989, cuja estimativa, entre 1650 euros e 1980 euros, era a mais elevada e que foi arrematada por 2353 euros.
Outra gravura colorida chamada "O'Vinho", de 2007, não encontrou comprador na venda, que se realizou na quarta feira na Christie's.
Apesar da temática infantil, as gravuras em leilão são sobretudo reinterpretações da artista e não se destinaram a ilustrar as histórias. Os compradores, explicou a especialista Alexandra Gill, directora do departamento de gravuras da leiloeira Christie's, à Lusa, são normalmente coleccionadores que querem completar as séries de gravuras da artista com a mesma temática.

Sem comentários: