segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Maitê Proença ridiculariza portugueses


A actriz Maitê Proença resolveu mostrar a sua falta de educação e de respeito, ridicularizando Portugal e os Portugueses num vídeo particular que fez quando esteve no nosso país.
Não satisfeita com a sua estupidez, resolveu depois divulgar o vídeo através da televisão na companhia de quatro amigas,também elas com uma educação igual ou menor à da autora do vídeo.
Como se pode constatar no vídeo, para além das inúmeras asneiras que diz sobre factos históricos de Portugal, o que demonstra a sua enorme burrice e ignorância, também não se percebe o que é que esta “senhora” tem na cabeça para se ridicularizar dessa maneira. Sim, porque quem faz a maior figura de parva é ela mesma.
A afirmação de que enviou um mail a dizer que não podia mandar mails(quê?) e aquele toque final do cuspo num monumento histórico português são a demonstração final para saber o quão burra ela é.
A verdade é que a sua atitude demonstra, entre outras coisas, um enorme e mal disfarçado complexo de colonização. Deve ser frustrante vir a Portugal e perceber que afinal os portugueses já não são o estereótipo do comerciante gordo e careca ou a “Maria” com bigode.
Pelo menos assim conseguiu esquecer temporariamente os imensos indicadores de desenvolvimento humano e social em que o Brasil se encontra a anos-luz atrás de Portugal.
Felizmente não se pode confundir o povo brasileiro e o Brasil com as atitudes desta actriz.

Lamento muito dizer, mas talvez seja por isso, e porque o acordo ortográfico custa a chegar cá, que nos custa a entender a finalidade de gozar, descaradamente, com um País com séculos de existência. Estas ditas "figuras públicas" deviam revelar um pouco mais de inteligência perante um povo que as recebe sempre de braços abertos. Mas valorizar assim tanto uma qualquer Maitê Proença seria desvalorizar a história de um povo que "já por cá anda há tempo demais"... Até tinha esta actriz em boa consideração mas de facto o video mostra aberrações do príncipio ao fim e muito pouca consideração por um povo a quem os brasileiros chamam irmão. A última cena, então, é decadente vinda de uma pessoa já com alguma idade. E a forma como ela está sentada durante o programa com as amiguinhas!!! Decadente demais...Enfim...

7 comentários:

Alexandre Correia disse...

Olá Bé,

Fico intrigado quanto ao teor do video que Maité Proença fez. Não ponho em dúvida a sua apreciação, até porque estou familiarizado com o género e bastante acostumado, embora não goste. Mas perante esta crítica tão feroz, mesmo não sendo curioso por natureza, fico com alguma. Onde poderei ver esse video tão odioso?...

Beijo,

Alexandre, o Grande...

Alexandre Correia disse...

....

Não se preocupe, que eu acabei agora mesmo de visionar o tal video e ainda estou em estado de choque. Como ela referiu, nós, portugueses, somos meio estranhos. Somos muito maternais. Falamos sempre das mães dos outros. Coitada. Ela não tem culpa. Foi a mãe dela que teve. Não devia ter tido. Ela, claro. Só tem razão numa coisa, que nem por isso deixa de ser triste: Salazar, que governou durante mais do dobro do tempo que ela imagina, foi, de facto, eleito como o Português mais notável de todos os tempos por uma vaga de portugueses ignorantes, que encheu os cofres da televisão pública com chamadas de valores acrescentado para votar num dos concursos mais horríveis que alguma vez foram transmitidos.

Quanto ao video da decadente Maité Proença, é mesmo como a Bé afirma: decadente. Uma vergonha total. Felizmente, tal como Portugal também é rico em ranhosos, nem por isso somos todos ranhosos. O mesmo sucede com o Brasil e com os brasileiros. Continuo a gostar do Brasil e de brasileiros que conheço; mas não conseguirei voltar a olhar para essa actriz...

Beijo,

Alex

PS - A cena do hotel, que ela conta que mandaram até o porteiro, é impossível. Num hotel de 5 estrelas há regras muito rigorosas quanto ao contacto com clientes, nomeadamente quando isso implica o acesso aos quartos. Portanto, das duas uma: ou ela é mentirosa (custa-me dizer o nome, porque só me ocorrer chamar-lhe, que evoca a coitada da mãe dela...), ou nunca na vida teve realmente num hotel de 5 estrelas; o que eu não acredito. Logo, ela é...

disse...

Olá Alex,

Ela é isso mesmo que "evoca a coitada da mãe dela".
Fazer humor connosco e a nossa cultura pode até ser habitual e nós levamos na boa mas fazer escárnio já é outra coisa. Convém todavia não generalizar.Já estou a ler por aí que os brasileiros são todos assim.Já estou a ler reações xenófobas tão repreensíveis quanto o video. Em:http://rapaduradoeudes.blogspot.com podem ler a opinião e a censura de um brasileiro quanto ao video. A realidade è assim:pessoas bem formadas e pessoas mal formadas.

Miguel disse...

Acabei de ver o tal vídeo e de postar sobre isso e, realmente, tenho de concordar quando ela nos chama de estranhos. Porque os portugueses podem ser mal-tratados, mas continuaremos sempre a receber de braços abertos estes pseudo famosos numa atitude quase de subserviência idolatrando muitas das vezes ídolos de pés de barro, só porque são estrangeiros. Caiu realmente muito mal.

lumadian disse...

Continuo a rir à gargalhada cada vez que alguém fala de Salazar como algo de aterrorizante e maléfico. Se era tão mau, como venceu o prémio do maior português de sempre?
Se era tão mau, porque morreu pobre e sem nunca roubar o pais?
Abram os olhos amigos, há por aí muitos "ditadores" modernos que fazem as leis como bem querem, que roubam o pais e os portugueses todos os dias à descarada, e aí sim, somos mesmo parvos que ainda voltamos a votar neles.

disse...

Lumadian:Sempre a ires de encontro aos nossos "arrufos políticos" :)
Mas já que falas em roubar, deixo-te um excerto de Salazar:
"...Um dia aponto-lhe os Ministros que acabam de sair do meu gabinete e digo-lhe que eles deviam era estar na cadeia. Pergunta-me por que não os mando então prender. Respondo que não vale a pena, pois já roubaram tudo o que tinham para roubar. Ela sabe que roubar, eu cá não roubo. Apenas deixo que uns tantos roubem para que melhor me sirvam. Mas isto a Maria não pode entender, é muito ignorante."
Pelo menos à descarada Salazar nunca roubou. Lá nisso tens toda a razão. Agora qual o mais ladrão?

lumadian disse...

Não é preciso viver na época de Salazar para ser conhecedor. Nenhum cristão viveu na época de Jesus Cristo e todos sabem o que "ele" supostamente terá feito e terá sido.
Também não vivi na época de Hitler e sem como ele era. Também não sou do tempo do Eusébio e sei como ele jogava.
Preferia 100 Salazares a 1 só Sócrates!

Ditadura foi retirarem o nome da Ponte Drº António Salazar e colocarem o nome pela qual hoje é chamada.
Há muita gente que ainda tem problemas com a história do nosso passado!

Em Almada por exemplo há quem roube todos os dias e esteja cada vez mais rico e a fazer uma vida de Rei, mas o povo gosta.
Nenhum politico é perfeito, nunca foram nem nunca serão, apenas defendo aqueles que realmente amam Portugal e querem um Portugal melhor.
Já tivemos Salazar, Sá Carneiro, Cavaco Silva e dentro de poucos meses outro estará por aí. Eu sei que não concordas (Bé), mas é a minha humilde opinião.
Também eu amo Portugal, por isso vou agora mesmo ver o jogo da nossa selecção.
bjs