sábado, 24 de outubro de 2009

DocLisboa 2009 - Os vencedores



Segunda realização do repórter de imagem da SIC Jorge Pelicano, após Ainda Há Pastores?, Pare, Escute, Olhe debruça-se sobre o destino da linha ferroviária do Tua e foi o vencedor da Competição Portuguesa, recebendo os prémios de melhor longa-metragem e melhor montagem, e ainda o Prémio Escolas atribuído por um júri de alunos liceais.
Na Competição Internacional, o Grande Prémio de Longa-Metragem coube a Petition, onde o chinês Zhao Liang acompanha os habitantes da "aldeia das petições", um bairro improvisado em Pequim onde se aglomeram as centenas de pessoas que vêm à capital tentar que os serviços governamentais anulem decisões judiciais ou municipais corruptas ou injustas.
A melhor primeira obra foi October Country, sobre uma família disfuncional de classe trabalhadora do estado de Nova Iorque baseado nos ensaios fotográficos do filho mais velho, Donal Mosher, que é igualmente co-autor do filme com Michael Palmieri. Um júri de alunos universitários atribuiu o Prémio Universidades a Hasta la Victoria, onde os suíços Chris Guidotti e Massimo Besomi acompanham alguns meses na vida de um casal de médicos cubanos dividido entre Havana e a Suíça.
Também na Competição Internacional, a melhor média-metragem foi Mirages, do francês Olivier Dury, e a melhor curta-metragem 10 Min, do belga Jorge León. Foi ainda premiada, na secção paralela Investigações, a longa da cineasta russa Aliona Polunina The Revolution that Wasn"t.
Para lá de Pare, Escute, Olhe, a Competição Portuguesa premiou também as curtas-metragens Passando à de Zé Marôvas, de Aurora Ribeiro (melhor curta), e Entrevista com Almiro Vilar da Costa, de Sérgio Costa (menção especial do júri).
Os vencedores do festival foram anunciados numa conferência de imprensa que teve lugar no Pequeno Auditório da Culturgest ao fim da tarde de hoje, com o verde como mote em homenagem aos recentes acontecimentos no Irão, com Serge Tréfaut, director do festival, e muitos dos jurados em palco usando cachecóis daquela cor.
O Irão esteve este ano em particular foco no festival, não apenas através de uma selecção de produções recentes do e sobre o país mas também graças à presença no júri da Competição Internacional da cineasta iraniana Hana Makhmalbaf.
Os filmes premiados são amanhã exibidos de novo na Culturgest. No Grande Auditório, passam Pare, Escute, Olhe (16h30), The Revolution that Wasn"t(18h30), Petition (21h00) e October Country (23h00); o Pequeno Auditório recebe 10 Min e Mirages (ambos 22h30).

1 comentário:

Anónimo disse...

Acreditas que nao vi nenhum dos que venceram??? Puta madre!!!

Inté,
Mina