quinta-feira, 7 de março de 2013

Monstra 2013


Arranca hoje a Monstra – Festival de Animação de Lisboa em quatro salas da capital.
A estreia mundial de Compositio III, um filme/performance que segue a estética da Bauhaus, escola de arquitectura e artes plásticas alemã do início do século XX. Segue-se uma retrospectiva do alemão Raimund Krumme e uma outra performance, A Fábrica, com coreografia de Marina Frangioia e animação de Tiago Albuquerque. A abertura oficial, a partir das 21h30, sempre no cinema São Jorge, completa-se com uma festa, com a actuação de VJ e DJ, no foyer daquele cinema, às 23h.
Ao mesmo tempo, uma das outras ‘bases’ principais do festival, o Cinema City Alvalade, apresenta mais programação dedicada à Alemanha, país em destaque na edição deste ano da Monstra, com Best of Animadok, às 21h30 (sala 1). Quinze minutos depois, mesmo ao lado (sala 3) Allegro Non Tropo, do italiano Bruno Bozzetto continua a maratona do festival, que se estende até ao próximo domingo.
Uma alteração de última hora não permite fazer a retrospectiva do japonês Isao Takahata. Por isso, o filme previsto para hoje será substituído por Best of Animamundi, na sala 3 do Cinema City, às 19h15.
Outros filmes a destacar, com realce para a técnica empregue na animação, podem ser vistos amanhã no São Jorge. É o caso da Animação em Silhuetas, às 20h, na sala 3. A competição internacional arranca também amanhã neste cinema, a partir das 22h e o outro país em destaque, o Japão, estará representado com Ghost in the Shell 2 Innocence, à meia-noite, na sala 1.
Mas a Monstra reservou mais surpresas para este ano – na Fnac do Chiado, a partir das 21h, vai ser possível ver os filmes de animação nomeados pela Academia de Hollywood – Think Oscar vai trazer algumas dessas obras. Quem não puder deslocar-se ao Chiado pode ver os mesmos filmes meia hora antes, no Cinema City Alvalade, por onde vai passar mais uma antologia nipónica, às 21h45: O Japão Ontem e Hoje. Aceda aqui ao programa.

Sem comentários: