domingo, 3 de março de 2013

Álbum póstumo de Cesária Évora editado amanhã


O primeiro álbum póstumo de Cesária Évora, "Mãe carinhosa", com lançamento mundial na segunda-feira, tem treze canções gravadas pela "diva dos pés descalços", entre 1997 e 2005, doze delas inéditas na sua discografia.
"Mãe Carinhosa" -- um inédito, com letra e música de Teófilo Chantre, composto de propósito para a cantora, que o gravou em 2003 -- dá título ao CD, editado pela LusAfrica.
Cesária Évora morreu no Mindelo, a 17 de dezembro de 2011, aos 70 anos. Na ocasião, o Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, afirmou que a cantora "foi uma deusa terrena que, a partir da noite do Mindelo, da qual sempre foi parcela integrante, iluminou o mundo, carregou a dor, o sofrimento, os anseios, a alegria, os amores e os desamores da nossa gente, de todos nós".
Doze dos treze temas do álbum não fazem parte da discografia editada da cantora, disse à Lusa José da Silva, que foi agente artístico de Cesária. A exceção é "Sentimento", com letra e música de Tututa, que abre o álbum, e já integrou um anterior CD da cantora.
José da Silva disse à Lusa desconhecer se algum dos temas do novo álbum foi já editado por outro intérprete cabo-verdiano, tendo sublinhado, porém, que "totalmente inéditos" são as canções "Emigue Ingrote", de Jon Luz, composta de propósito para Cesária, e gravada em 2005, assim como "Tchon de França" e "Esperança", de Nando da Cruz, e ainda a canção "Essencia d'Vida", de Constantino Cardoso.


Sem comentários: