domingo, 2 de maio de 2010

Go Get Some Rosemary vence IndieLisboa

O vencedor 2010 do IndieLisboa foi: "Go Get Some Rosemary", da dupla nova-iorquina Josh e Benny Safdie, que arrecadou o Grande Prémio da competição oficial do festival lisboeta, anunciado na noite de sábado no Grande Auditório da Culturgest. Os júris premiaram ainda "La Pivellina", da dupla italo-austríaca Tizza Covi e Rainer Frimmel, e "Guerra Civil", do português Pedro Caldas, enquanto o público escolheu o documentário de Catarina Mourão "Pelas Sombras".
"Go Get Some Rosemary", eleito como melhor filme a concurso pelo júri internacional composto pelos realizadores Eva Truffaut e Miguel Gomes, pela programadora Birgit Kohler, pelo crítico Robert Koehler e pelo produtor Nadir Operli, acompanha as duas semanas em que um pai separado tem a custódia dos dois filhos. Estreado na Quinzena dos Realizadores de Cannes 2009, o filme inspira-se na própria infância dos realizadores.
O mesmo júri atribuiu o Prémio de Melhor Longa-Metragem Portuguesa a "Guerra Civil", drama de época sobre um adolescente em férias no Portugal dos anos 1980. O Prémio de Distribuição coube a "La Pivellina", ficção semi-improvisada sobre uma menina abandonada recolhida por um casal de artistas de circo.
Ainda na longa-metragem, júris separados entregaram o Prémio FIPRESCI a "Castro", comédia absurdista do argentino Alejo Moguillansky, e os prémios RTP Pulsar do Mundo e Amnistia Internacional ao documentário francês de Claudine Bories e Patrice Chagnard "Les Arrivants".
Na categoria de curtas-metragens, o júri formado pelos realizadores Caroline Deruas, João Salaviza e Ben Rivers atribuiu o grande prémio ex-aequo a duas ficções, "Cocoon", dos alemães Till Kleinert e Tom Akileminu, e "La Neige Cache l'Ombre des Figuiers", do russo-canadiano Samer Najari. A melhor curta portuguesa foi "A History of Mutual Respect", de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt.
Já o público presente no festival optou por uma outra escolha de filmes. Na categoria de longa-metragem, recompensou o documentário português de Catarina Mourão sobre a artista Lourdes Castro "Pelas Sombras"; na curta-metragem, premiou "Cities on Speed: Bogota Change", documentário sobre a capital colombiana do dinamarquês Andreas Dalsgaard; e o público da secção infanto-juvenil IndieJunior atribuiu o seu prémio à longa animada japonesa de Mamoru Hosuda "Summer Wars".

Sem comentários: