sábado, 28 de novembro de 2009

Neve na Serra da Estrela


"O nevão que caiu na região da Guarda causou complicações rodoviárias na cidade e originou o corte das estradas de acesso ao Maciço Central da Serra da Estrela. Os acessos à Serra da Estrela, nomeadamente as Estradas Nacionais 338, entre Covilhã e Piornos, e a 339 entre Piornos, Manteigas, Torre e Loriga, foram encerrados na manhã daquele dia, tendo reaberto no dia seguinte.
A neve também levou ao encerramento da Estrada Nacional 334, entre Piódão (Distrito da Coimbra) e Vide (concelho de Seia).
Devido ao nevão natalício, os Bombeiros Voluntários das corporações das zonas da Guarda, Gouveia e Seia receberam muitos pedidos de auxílio por parte de automobilistas que ficaram bloqueados nas estradas. Na cidade da Guarda, como acontece sempre que neva com intensidade, algumas ruas transformaram-se em autênticas pistas de gelo e gerou-se grande confusão no trânsito. Uma vez mais, o Serviço Municipal de Protecção Civil abriu um corredor de emergência para acesso ao Hospital Sousa Martins e apelou aos habitantes para que não saíssem de casa com os automóveis.
Apesar dos contratempos nas estradas, a queda de neve foi bem recebida pelos agricultores da região, por considerarem que contribui para “o acrescento das nascentes de água"."
Jornal, A Guarda

Pois é, parece que vou ter aquele Natal típico dos filmes, com aquela magia da neve a cair e o frio a convidar-nos para um belo serão à lareira. Felizmente são sempre assim os meus dias natalícios.

Sem comentários: