sábado, 7 de novembro de 2009

Galiza homenageia 80 anos de Zeca Afonso


A associação A Gentalha do Pichel, de Santiago de Compostela, organiza, hoje, um concerto de homenagem aos 80 anos do nascimento de Zeca Afonso, que contou com uma série de músicos que partilharam palcos com o cantor, como Xico de Carinho e Luís Almeida.
O concerto, intitulado Traz Um Amigo também, surgiu no âmbito de uma série de encontros "entre a Galiza e os demais países de língua lusófona",disse Eduardo Maragoto, da associação que promove o evento. Maragoto explicou que o concerto permitiu" actualizar a vida e obra" do cantor, que sempre manteve uma relação muito especial com a região. "O Zeca estava muito vinculado à Galiza e muito comprometido com a causa galega", disse, tendo sido na Praça Burgo das Nações, em Santiago de Compostela, que Zeca Afonso cantou pela primeira vez, a 10 de Maio de 1972, a sua canção mais famosa, Grândola Vila Morena. Eduardo Maragoto revelou ainda que a associação galega tem vindo, cada vez mais, a colaborar com a Associação José Afonso.

-------------------------------------------------------------------------------------

"0 que é preciso é criar desassossego. Quando começamos a criar alibís para justificar o nosso conformismo, entao está tudo lixado! (...) Acho que, acima de tudo, é preciso agitar, não ficar parado, ter coragem, quer se trate de música ou de política. E nós, neste país, somos tão pouco corajosos que, qualquer dia, estamos reduzidos à condição de “homenzinhos” e “mulherzinhas”. Temos é que ser gente, pá!"

Excerto de uma entrevista de ZecAfonso a Viriato Teles, in «Se7e», 27/11/85

1 comentário:

lumadian disse...

Porreiro pá! lol

Agora a sério, não é o meu estilo musical...