domingo, 8 de março de 2020

Meu amigo Totoro

 Hayao Miyazaki realizou um dos seus filmes mais conhecidos- Meu Amigo Totoro- em 1988, e desde então o melhor amigo da protagonista- uma figura mágica e imaginária- é a mascote do famoso Studio Ghibli.
No enredo, Mei é uma menina solitária que vive com a irmã mais nova e o pai, professor universitário, que trabalha muito e passa a maior parte do tempo fora de casa. A mãe està hospitalizada e ela visita-a de vez em quando. O resto do tempo é dividido entre a escola e o seu mundo imaginário- nele ela cria uma relação de amizade com um espírito da floresta chamado Totoro. Aos poucos e poucos, ela deixa a irmã mais nova partilhar deste seu mundo imaginário e integra-a na convivência com esta criatura mágica.
O filme é uma fábula sobre a solidão das crianças perante a incompreensão dos adultos e sobre os medos infantis para encarar a realidade. Totoro é a representação da felicidade, inocência e desejos infantis. A amizade entre Totoro e as irmãs é das historias mais bonitas contadas em cinema de animação.  Miyazaki é brilhante ao orientar a história no sentido natural do ciclo da vida quando surgem momentos de confronto entre tristeza e sofrimento. Miyazaki conta-nos de forma simples, didática e bonita o amadurecimento das crianças que rapidamente se tornam jovens adolescentes.  
Os cenários são bucólicos, um verdadeiro hino à natureza. E a visão infantil tão bem trabalhada torna este filme um dos melhores de Miyazaki: um clássico e uma obra-prima em técnica, qualidade e sensibilidade em grau elevado.

Sem comentários: