quarta-feira, 4 de março de 2020

Love, Simon

 Resisti muito tempo a ver este filme. Achei que fosse mais um filme sobre e para adolescentes. Até que numa tarde de folga chuvosa interroguei-me, e porque não?, e decidi vê-lo. Em boa hora o fiz. Love, Simon é realmente um filme sobre adolescente e para adolescentes... mas também para todos nós.  Até porque é o primeiro filme sobre adolescentes centrado numa personagem homossexual que faz dele um pioneiro nesta temática.
A história já todos nós a vimos bastantes vezes: um jovem simpático a frequentar o secundário e rodeado pelo seu grupo de amigos. Um publico escolar estereotipado e dividido entre os desportistas, os nerds, os totòs, os miúdos das artes e os miúdos rebeldes. A diferença està no protagonismo dado a uma personagem gay. E é aqui que reside a vitória e a ‘inovação’ oferecida por esta história. Afinal de contas este serà o filme sobre adolescentes que os adolescentes gays nunca tiveram. E também o merecem.
Love, Simon é um filme leve, bem feito e com um argumento autêntico e verosímil. É impossível não sentir empatia e encontrar até semelhanças com várias personagens do elenco. Em particular, é impossível não partilhar a angústia de Simon, a personagem principal, no seu medo de não ser bem compreendido ou de passar a ser visto de uma outra forma pelos amigos e pela sua família, caso compartilhe com o mundo a sua orientação sexual. E é assim, num emaranhado de entretenimento simples mas atento à complexidade da questão, que nos é exposto este inocente descobrir da própria sexualidade- ótimo convite a reflexões sociais para todos nós. Para que não se compliquem coisas simples e se respeite a diferença nesta vida.

Sem comentários: