segunda-feira, 4 de abril de 2011

Festival de Cannes divulga imagem do cartaz

Uma fotografia que Jerry Schatzberg tirou à actriz norte-americana Faye Dunaway em 1970 é a imagem escolhida pela organização do Festival de Cannes para o cartaz da sua 64ª edição.
"Modelo de sofisticação e elegância intemporal, Faye Dunaway representa o sonho do cinema que o Festival de Cannes quer manter", escreveu a organização num comunicado, justificando a sua opção.
Apesar de ser conhecido pelo seu trabalho no cinema, Jerry Schatzberg, realizador vencedor da Palma de Ouro em 1973 pelo filme "Scarecrow", também se destacou na fotografia, tendo fotografado Bob Dylan nos anos 1960, fotos que foram depois usadas em algumas capas de álbuns do artista, como "Blonde on Blonde" (1966).
O encontro entre o realizador e a actriz dá-se em 1970, ano da fotografia do cartaz, no primeiro filme de Jerry Schatzberg, "Puzzle of a Downfall Child". O filme foi restaurado pela Universal Pictures e vai ser distribuído em França no Outono. Para Cannes ficar reservada a estreia do filme restaurado com a presença do realizador e de Faye Dunaway.
A 64ª edição do Festival decorre ente 11 e 22 de Maio, com Robert De Niro como presidente de júri, Michel Gondry a presidir a competição de curtas e Emir Kusturica que presidirá ao júri da secção paralela ao festival, Un Certain Regard. O último filme de Woody Allen, "Midnight in Paris", terá como responsabilidade abrir o festival.

Sem comentários: