quinta-feira, 14 de abril de 2011

Festa do Cinema Italiano

A 8½ Festa do Cinema Italiano, que arranca hoje com um debate e uma festa de abertura, apresenta uma quarta edição mais descentralizada e "mais ambiciosa", segundo a organização.
Para além das exibições em Lisboa (14 a 21 de abril), Porto (29 de abril a 01 de maio) e Coimbra (27 a 29 de abril), o festival vai este ano também até ao Funchal (05 a 08 de maio).
Com 25 filmes, "quase todos ante-estreias", segundo o director artístico, Stefano Savio, o festival escolheu para filme de abertura, na sexta-feira, às 21:30, "La Prima Cosa Bella", de Paolo Virzi e candidato selecionado por Itália para concorrer ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010.
Mas a 8½ Festa do Cinema Italiano começa já hoje, com um encontro entre os dois pianistas e compositores Ludovico Einaudi e Bernardo Sassetti, que irão falar sobre as suas experiências com o cinema, na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, às 19:30. A partir das 21:00, segue-se a festa de abertura no Largo das Portas do Sol, em Lisboa.
A 8½ Festa do Cinema Italiano pretende ser "uma janela" sobre os filmes romanos, com o objectivo de aumentar a sua distribuição em Portugal.
Em colaboração com a Cinemateca Portuguesa, o festival terá também uma retrospectiva dedicada à "comédia à italiana", com a projecção de filmes de Dino Risi, Luigi Comencini, Antonio Pietrangeli eEttore Scola.

Para mais informações:
http://www.festadocinemaitaliano.com/

Sem comentários: