sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dia Mundial da Dança

Este dia foi criado como uma homenagem ao criador do ballet moderno, Jean Georges Noverre (1727-1810), em 1982, pelo Comité Internacional da Dança da UNESCO, com objectivo de chamar a atenção do público em geral para a importância da dança e incentivar o apoio por parte das entidades governamentais a esta arte.

A data é assinalada em todo o mundo com inúmeras iniciativas e Portugal não é excepção. Um pouco por todo o país multiplicam-se as iniciativas alusivas ao Dia Mundial da Dança.

A Ministra da Cultura, Grabriela Canavilhas, anunciou em comunicado que agendou para esta sexta-feira uma visita à Companhia Nacional de Bailado (CNB) e a apresentação da proposta do Estatuto do Bailarino elaborada pelo Ministério da Cultura (MC), no Teatro Camões, em Lisboa, onde assistirá também à estreia do espectáculo “Uma Coisa em Forma de Assim” - espectáculo com que o MC e a CNB celebram a data. Também o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, assistirá a este espectáculo.

No Teatro da Trindade, em Lisboa, a coreógrafa alemã Pina Bausch é recordada através do documentário “À Procura da Dança: O Outro Teatro de Pina Bausch”(1992), de Patrícia Corboud, e do filme “A Sagração da Primavera”, de Pina Bausch e Pit Weyrich.

Também as ruas de Lisboa serão palco de iniciativas. Na Baixa e na Praça do Martim Moniz poderão assistir-se a várias intervenções performativas.

No Algarve, o Auditório de Olhão recebe o espectáculo “Absense” I, II, III, dirigido por José Laginha.

No Porto, o CACE Cultural do Porto apresenta o “Eurobatle”, um evento internacional de Hip-Hop, com a participação dos melhores dançarinos internacionais.

Workshops e outro tipo de iniciativas estendem-se durante todo o dia de norte a sul, como forma de apelar para a importância da dança e do trabalho de todos os dançarinos, não apenas neste dia, mas todos os dias.



Sem comentários: