quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Festa do Cinema Francês

É hoje que a Festa do Cinema Francês tem a sua inauguração oficial em Lisboa. A 11ª edição do evento organizado pelo Instituto Franco-Português, dedicado à divulgação do cinema francês contemporâneo em toda a sua variedade, tem direito a noite de gala no cinema São Jorge com a ante-estreia do filme de Radu Mihaileanu “O Concerto”, com Alexei Guskov e Mélanie Laurent.
É o pontapé de saída para um mês de projecções, retrospectivas e acontecimentos que se prolongará até ao próximo 9 de Novembro. 
Em Lisboa, a Festa decorre até 16 de Outubro no cinema São Jorge, na Cinemateca Portuguesa e no Instituto Franco-Português, após o que começa a viajar por Portugal. 
O Forum Municipal Romeu Correia, em Almada, recebe a Festa de 13 a 17 de Outubro. Seguir-se-ão o Porto (cinema Passos Manuel, Teatro do Campo Alegre e Fundação de Serralves) de 19 a 24 de Outubro; Guimarães (Centro Cultural Vila Flor) de 21 a 24 de Outubro; Faro (Teatro Municipal) de 24 a 31 de Outubro; e Coimbra (Teatro Municipal Gil Vicente) de 3 a 9 de Novembro.  Ao todo, serão 20 ante-estreias de filmes que estão já adquiridos para distribuição em Portugal, três retrospectivas de peso, secções dedicadas às curtas-metragens e ao cinema para os mais novos e programação paralela na RTP e nas lojas Fnac, acompanhadas pela presença entre nós de realizadores e actores.
Já este fim-de-semana, a Festa recebe a presença da actriz Sandrine Bonnaire, “madrinha” da edição 2010, homenageada com uma curta retrospectiva de seis filmes-chave da sua carreira, e que estará presente nas projecções de “Joueuse”, de Caroline Bottaro (São Jorge, sexta 8 às 19h30), e do documentário que realizou sobre a sua irmã, “Elle s'appelle Sabine” (São Jorge, sábado 9 às 21h30).
Também entre nós estará o realizador Pierre Étaix, autor de uma das mais injustamente esquecidas obras da comédia francesa apresentada na retrospectiva “O Universo Burlesco de Pierre Étaix”, que apresentará na Cinemateca os filmes “Le Soupirant” (sexta 8 às 21h30) e “Le Grand Amour” (sábado 9 às 21h30). 
Jane Birkin, que deveria vir apresentar o filme de Jacques Rivette “36 Vistas do Monte Saint-Loup” (São Jorge, sexta 8 às 22h00), anulou a sua visita por motivo de doença. 
Em contrapartida, estarão entre nós Louis-Do de Lencquesaing, protagonista de “O Pai das Minhas Filhas” de Mia Hansen-Løve (São Jorge, sábado 9 às 19h30), Louis-Ronan Choisy, actor de “O Refúgio” de François Ozon (São Jorge, domingo 10 às 19h30) e Pascal Chaumeil, realizador da comédia com Romain Duris e Vanessa Paradis “O Quebra-Corações” (São Jorge, sábado 9 às 22h00).
Os pormenores podem ser consultados no site oficial do evento em www.festadocinemafrances.com, que propõe para lá do calendário a possibilidade de visualizar informações e trailers de todos os filmes apresentados. 

Sem comentários: