O espólio de Sophia de Mello Breyner Andresen será doado a 26 de Janeiro de 2011 pela família da escritora à Biblioteca Nacional, onde se inaugura no mesmo dia uma exposição sobre a sua vida e obra.
A inventariação e classificação dos papéis de Sophia (1919-2004) está a cargo da especialista em tratamento de Espólios de Literatura Portuguesa Contemporânea Manuela Vasconcelos e de Maria Andresen, filha da autora, e conta com o apoio do Centro Nacional de Cultura, da Fundação Calouste Gulbenkian e do BPI (Banco Português de Investimento).
Em Março deste ano, quando já estavam catalogadas 80 caixas de materiais da autora, Maria Andresen encontrou em casa vários cadernos com inéditos, numa arca com fundo falso trazida de casa da mãe e que pensava conter apenas fotografias antigas.
No dia seguinte ao do acto oficial de doação do espólio, 27 de Outubro, começa um Congresso Internacional Sophia de Mello Breyner Andresen, uma iniciativa de Maria Andresen e do Centro Nacional de Cultura, que decorrerá nas instalações da Gulbenkian, em Lisboa.
Ao longo de dois dias, o colóquio contará com a participação de estudiosos, críticos e tradutores nacionais e estrangeiros cujos trabalhos sobre a escritora são conhecidos e também com alguns jovens investigadores que iniciaram agora a descoberta da sua obra.
Ainda durante o mês de Outubro estará disponível um site com toda a informação sobre a cerimónia de doação do espólio, a exposição (que estará alguns meses patente na Biblioteca Nacional) e o programa do congresso, segundo o Centro Nacional de Cultura.
Sem comentários:
Enviar um comentário