terça-feira, 5 de outubro de 2010

Exposição Viva a República!


“Uma exposição de grande rigor científico, com uma estética que revela bom gosto e modernidade”. Foi com estas palavras que o Primeiro-Ministro, José Sócrates, qualificou a exposição do Centenário “Viva a República! 1910-2010”.
O presidente da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, Artur Santos Silva, afirmou por seu turno que a exposição “Viva a República! “ é um projecto que marcará indiscutivelmente as Comemorações do Centenário da República”. Um projecto que ”não se desvia uma linha de uma apreciação crítica e plural de tudo que se passou na I República”.
Artur Santos Silva salientou porém o “grande constrangimento, relacionado com as vicissitudes do calendário eleitoral”, que “impediu a CNCCR de realizar despesas relevantes” até à aprovação do Orçamento de Estado, o que esteve na origem do adiamento da inauguração da exposição. E apelou ao Governo para que permita o prolongamento do prazo em que “Viva a República” estará patente ao público, na Cordoaria, para que possa ser visitada pelas escolas do país.
“Contamos com o apoio do Governo para o prolongamento da exposição”, disse Artur Santos Silva.
Entrar no espaço de um comício republicano, revisitar o local emblemático que era o Rossio de há 100 anos, caminhar sobre a cidade onde a 5 de Outubro de 1910 foi implantada a República e reviver a travessia do Atlântico feita por Sacadura Cabral e Gago Coutinho em simulador são convites feitos aos visitantes que, nesta exposição, poderão também conhecer o Parlamento ou ainda ver, em filmes de época, como foram os tempos da Revolução.
A exposição Viva a República! tem entrada livre e está aberta todos dias, das 10h00 às 18h00, na Cordoaria Nacional, em Lisboa.

Sem comentários: