sábado, 2 de janeiro de 2010

300


O filme 300 conta a famosa história da Batalha de Thermopylae (quantas vezes adormeci na cadeira de História Militar embalada por esta luta), onde o rei Leônidas e 300 guerreiros espartanos lutam contra o poderoso exército do rei Xerxes. No fim, todos morrem,porém, acabam por quebrar a soberba do império persa e acabam também por inspirar a Grécia na luta pela unificação e democracia.
Não há como negar que 300 é um filme visualmente bem feito. Porém, em termos históricos, deixa muito a desejar. Isto porque o filme não foi inspirado na História mas sim na mini-série de quadrinhos 300 de Esparta, de Frank Miller. Os vilões parecem ser mitológicos e assustadores, o rei Xerxes( interpretado por Rodrigo Santoro) é muito feminino e a visão da antiga Pérsia está algo errada e deturpada.
Mas 300 cativou-me (vi-o hoje na RTP1) pelos planos, pelos movimentos de câmara, pelos sons, pelas imagens... Em 300 não interessa o rigor histórico, o que importa é passar o espírito, a alma e força dos quadradinhos de Miller.
Em 300 destaca-se a interpretação de Gerard Butler que dá vida ao rei Leónidas, a música e a fotografia.

3 comentários:

Miguel disse...

Talvez tenha sido o filme que deu o grande impulso à carreira de Gerard Butler. Tive oportunidade de o ver pouco depois do seu lançamento comercial e a ideia com que fiquei foi mesmo essa, de não ser para levar a sério. Na senda de um recente revivalismo cinematográfico das bd's americanas com os seus super-heróis mais ou menos conhecidos entre nós (com Watchmen e The Spirit como exemplos mais recentes), este 300 espanta pela sua imagem, pela preocupação estética.

Cristina Fernandes disse...

Parabéns por este seu recanto, a descobrir...já tinha visto o filme e a visão história tem o encanto.
Um abraço
Chris

Su disse...

A tua prima viu logo o mais jeitoso né?