sexta-feira, 3 de maio de 2013

Exposição World Press Photo 2013


As fotografias premiadas no concurso World Press Photo de 2012, entre as quais uma captada por um português, estão em exposição desde ontem no Museu da Electricidade, em Lisboa.

Para esta edição os membros do júri do World Press Photo avaliaram 103.481 fotografias, submetidas por 5.666 fotógrafos de 124 nacionalidades.
O júri deste concurso internacional de fotojornalismo - conhecido pelas imagens de grande impacto - anunciou em Fevereiro deste ano os vencedores de 2013, relativos a fotografias do ano anterior.
O primeiro prémio desta edição do concurso foi atribuído a uma fotografia de um grupo de homens a transportar os cadáveres de duas crianças mortas num ataque aéreo israelita, em Gaza, captada pelo sueco Paul Hansen.
Colaborador do jornal sueco Dagens Nyheter, o fotógrafo estava na altura no cortejo fúnebre da menina de dois anos Suhaib Hijazi e do seu irmão de três, Muhammad, numa rua da cidade de Gaza.
O fotógrafo português Daniel Rodrigues, 25 anos, foi distinguido com o primeiro prémio na categoria Vida Quotidiana do World Press Photo, com uma imagem de jovens a jogar futebol, num campo de terra na Guiné-Bissau.
Em 2012, a exposição da World Press Photo no Museu da Electricidade foi vista 33.076 pessoas, segundo os números desta entidade.

Sem comentários: