quarta-feira, 15 de maio de 2013

Dia dos Museus com programa especial em todo o País


Sob o tema Museus (Memória + Criatividade) igual a Mudança Social 100 museus portugueses celebram o dia 18 de maio o Dia Internacional dos Museus com várias atividades. Coincidindo no mesmo dia, a celebração do Dia Internacional dos Museus e da Noite dos Museus é uma oportunidade para os museus, através mais de 430 de atividades, se mostrarem como espaços de memória e celebrarem a criatividade e a inovação em convívio com os seus públicos.
São 430 atividades que de norte a sul do País os museus portugueses levam a cabo no dia 18 de maio, sábado.
A título de exemplo:
A Norte o Casa de Camilo- Museu em S. Miguel de Seide - Vila Nova de Famalicão apresenta às 21:30 a peça Teatro Maria Moisés de Camilo Castelo Branco pelo GRUTACA - Grupo de Teatro Amador Camiliano.
A Casa Museu Guerra Junqueiro, no Porto, apresenta uma exposição das 10:00 às 19:00. "À Luz de Gaudi".
O Museu da Chapelaria, em São João da Madeira, apresenta "Chapéus há muitos... mas este é nosso!". Partindo do património e da memória preservados no Museu associados à produção de chapéus, as associações da cidade representaram criativamente o seu valor simbólico social através da construção de um grande chapéu. Ao longo de todo o dia decorrerão animações urbanas produzidas pelas próprias associações.
O Museu da Cidade - Museu do Vinho do Porto, em Massarelos, apresenta música, canto lírico às 17:30. Reinterpretações de músicas tradicionais pela soprano Margarida Fisher acompanhada pela pianista Carla Quelhas.
No Museu da Guarda, uma visita guiada às 10:30 onde serão abordadas as coleções permanente e temporária do museu e destacadas algumas peças que integraram as exposições temporárias mais emblemáticas e criativas do museu ao longo dos anos.
E no Museu da Terra de Miranda, em Miranda do Douro, às 14:00 "Visita aos Moinhos do Fresno". Atividade de serviço educativo integrada no programa "O ciclo do pão", com os alunos da escola EB1 de Miranda do Douro.
No Centro o Mosteiro de Alcobaça oferece uma visita orientada às 10:30. Trata-se de uma visita Guiada às coberturas e Torres do Mosteiro, habitualmente fechadas ao público.
O Museu Anjos Teixeira, em Sintra, apresenta um filme/documentário não só no dia 18 mas até dia 31 de maio das 10:00 às 18:00 (terça a sexta) e das 12:00 às 18:00. "Um Escultor em Sintra", da autoria de Amélia Lopes e Daniel Nave.
O Museu da Música, em Lisboa apresenta às 18:00 "Um Músico, um Mecenas: Concerto no cravo" Antunes com Joana Bagulho.
O Museu da Pedra do Município de Cantanhede, em Cantanhede, oferece no dia 17, das 10:00 às 17:00 "Dia do Fascínio das Plantas". Atêlies lúdico pedagógicos no Parque Verde da Cidade - A Flora do Jurássico.
No Museu da Pólvora Negra, em Barcarena (Oeiras) às 21:00 e às 22:00 Recital Dia Internacional dos Museus/ Noite dos Museus pela Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.
No Sul o Museu de Évora apresenta uma exposição às 18:00 "Coleção de Naturália do Museu de Évora". A coleção de Naturália do Museu de Évora, tem origem num dos mais importantes núcleos das coleções do Cenáculo. O Museu de Évora pretende com esta exposição tornar publica uma outra faceta do colecionador.
No Museu de Setúbal - Convento de Jesus, em Setúbal, acontece um debate às 21:00. Inauguração da renovação da exposição permanente referente à história local. Palestra pelo Professor Universitário Paulo Caetano Geoturismo na Região dos 3 Castelos de Sebastião da Gama.
No Museu Municipal de Aljustrel, em Aljustrel, das 10:00 às 21:00 acontece a Semana do Museu. O Museu estará aberto ininterruptamente naquele horário.
O Museu Municipal de Faro, em Faro, no dia 17 das 10:00 às 16:00 há música. Apresentações musicais, de dança e de teatro no claustro do Museu Municipal de Faro com instituições locais.
o Museu Municipal de Tavira, em Tavira, apresenta uma exposição às 19:00. Inauguração da Exposição Copacabana - Panoramas do Rio. Inserida no Ano do Brasil, esta exposição apresenta imagens de grandes fotógrafos internacionais e uma videoinstalação sobre as vivências de Copacabana. A exposição exibe também um raro conjunto de litografias aguareladas do século XIX, acervo da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Como homenagem a Portugal e a Tavira regressará simbólica e temporariamente à cidade e ao Palácio da Galeria o "borrão do alçado da planta de Tavira" do sec. XVIII da autoria do engenheiro militar José Sande de Vasconcelos, figura de primeira grandeza das matemáticas e da engenharia oitocentista, falecido em Tavira (1808).
O Diário de Notícias disponibiliza o programa completo que se encontra no site do Instituto dos Museus e da Conservação.

Sem comentários: