sexta-feira, 17 de maio de 2013

BES Revelação 2012

O espaço BES Arte & Finança, em Lisboa, inaugurou a 19 de Abril, a exposição BES Revelação 2012, apresentando ao público os projectos vencedores da 8ª edição desta iniciativa conjunta do Banco Espírito Santo e da Fundação de Serralves que visa incentivar a produção e criação artística de jovens talentos portugueses em torno da Fotografia.



Os trabalhos de Diana Carvalho, Joana Escoval, Tiago Casanova e da dupla Mariana Calé & Francisco Queimadela estão em exibição até 31 de Maio, numa mostra com curadoria de Carolina Rito. Depois da exposição no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, que contou com o mecenato exclusivo do Banco Espírito Santo, as obras dos cinco jovens artistas distinguidos no BES Revelação 2012 podem finalmente ser vistas em Lisboa.

O trabalho de Diana Carvalho (Lisboa, 1986) materializa-se numa fotografia analógica ampliada a partir de processos digitais (jacto de tinta sobre papel ou projecção slide). As imagens correspondem a planos, muito semelhantes, de uma piscina que pertence ao Clube Aquático Bosque da Saúde, em São Paulo (Brasil), e que a artista captou desde a varanda da sua casa, em Novembro de 2011. Interessou-lhe relacionar o carácter imutável da arquitectura com a forma como as alterações climatéricas, mesmo que subtis, podem transformar a nossa percepção dos objectos.

Já Joana Escoval (Lisboa, 1982) desenvolveu um projecto que parte da observação do Aquário Vasco da Gama, mais especificamente de dois cavalos-marinhos aí residentes. Segundo a artista, «propõe-se a reflexão sobre um conjunto de situações que ocorrem dentro daquele pequeno espaço subaquático, numa perspectiva essencialmente espacial e pictórica para a construção de composições vídeo – seguindo os ritmos de cor/luz, movimento e textura vividos naquele cenário».

O terceiro projecto distinguido, de Tiago Casanova (Funchal, 1988), integra fotografia analógica e vídeo, procurando «questionar o significado da memória através do cariz documental da fotografia e explorar conceitos como perdidos e achados, recuperação, restauração, conservação e destruição de arquivos pessoais e de memórias». O trabalho integra três momentos expositivos que reflectem o interesse do artista pela experiência do quotidiano.

A instalação vídeo da dupla formada por Mariana Caló (Viana do Castelo, 1984) e Francisco Queimadela (Coimbra, 1985) apresenta, por sua vez, uma «imagética relacionada com a noção de descoberta e revelação do desconhecido, desenvolvida no panorama cultural português ao longo dos tempos». Intitulada «Observatório do Desconhecido», a obra parte de uma pesquisa sobre o papel da relação com o desconhecido no processo de edificação da identidade cultural e memória colectiva.


O prémio BES Revelação é uma iniciativa conjunta do Banco Espírito Santo e da Fundação de Serralves que procura descobrir, apoiar e divulgar novos artistas no campo da fotografia. Dirigida a artistas até aos 30 anos, atribui uma bolsa de 7500 euros aos vencedores para a produção dos projectos apresentados a concurso, tendo premiado e lançado já 31 novos artistas.

O júri desta 8ª edição foi composto por Alessandro Rabottini, curador do GAMeC (Bergamo), Carolina Rito, curadora independente (Londres), Elena Filipovic, curadora no Wiels (Bruxelas), Filipa Loureiro, curadora do Museu de Serralves (Porto) e Lorenzo Benedetti, Director do Kabinetten van De Vleeshal (Holanda).

Sem comentários: