sábado, 8 de dezembro de 2012

Quatro dias para descobrir os outros cinemas da América Latina

A partir da próxima quinta-feira, 13, e até domingo, 16, o Cinema São Jorge, em Lisboa, vai receber a terceira Mostra de Cinema da América Latina.
Organizada para a Casa da América Latina pela programadora Maria Xavier, a Mostra procura revelar ao público português a multiplicidade das cinematografias contemporâneas da parte do continente que fala espanhol ou português, exibindo dez filmes (de oito países) realizados ao longo dos últimos três anos. Das dez escolhas deste ano, o mais aclamado é o filme mexicano de Pedro González-Rubio, Alamar (dia 16 às 19h), sobre um pai e um filho em comunhão com a natureza mexicana - um bom exemplo das actuais "ficções do real" que cruzam as regras do documentário e da ficção, que transcendeu o circuito de festivais para se estrear em salas um pouco por todo o mundo (excepto em Portugal).
A abertura da Mostra terá lugar às 21h de dia 13, com Habanastation, o filme cubano de Ian Padrón. Ao longo dos quatro dias serão ainda apresentadas obras provenientes da Argentina (Juan y Eva, de Paula de Luque, sobre os primeiros tempos do romance de Juan e Eva Perón, e Verdades Verdaderas, de Nicolás Gil Lavedra, sobre as Mães da Praça de Maio), do Brasil, do Chile, do Equador, da República Dominicana e da Venezuela. Os bilhetes, a três euros, podem ser adquiridos na bilheteira do São Jorge.

Sem comentários: