quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Mostra para 'acordar' no Museu de Arte Contemporânea


A mostra inaugurada ontem reune 13 artistas cujas obras mostram a face política, provocadora e transgressora da arte feita em Portugal
Alguns visitantes não resistem à piada óbvia de se fazerem fotografar junto ao quadro onde a vermelho, negro e verde se amontoam as letras FODA. "Estes não imaginam que nos 80 Portugal descobria a sida e acham que é só uma palavra provocadora" ouve-se alguém comentar ". Mas a verdade é que a obra de João Pedro Vale é a peça que abre a mostra Are You Still Awake?. E esta escolha não é por acaso.
Política, interventiva, reacionária, provocadora. Qual é afinal a relação da arte contemporânea portuguesa com o país e o mundo em redor? A pergunta é deixada a todos os que quiserem visitar a exposição que o Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC) inaugurou ontem e que se estende até 30 de Março. São ao todo 22 obras de 13 artistas num arco temporal que vai de 1975 a 2012. Entre eles estão JuliãoSarmento, Ana Hatherly, Vasco Araújo, Hugo Canoilas, João Tabarra, Paulo Catrica ou o surrealista Ernesto de Sousa.

Sem comentários: