terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Festival Ler começa hoje em Lisboa


A projeção de várias longas metragens e a antestreia em Portugal do filme "On the road/Pela estrada fora" marcam hoje o início do Festival Ler, a decorrer em Lisboa até domingo e que assinala os 25 anos da revista com o mesmo nome.
Concerto, conferências e filmes integram a programação do certame que apresenta em antestreia em Portugal aquele filme realizado pelo brasileiro Walter Salles com base no livro homónimo de Jack Kerouac (1922-1969), em cujo elenco figuram atores como Vigo Mortensen, Kirsten Dunst, Garrett Hedlund, Sam Riley e Kristen Stewart.
A programação do festival, a decorrer no Cinema S. Jorge, inclui mais 24 filmes selecionados por Pedro Mexia, escritor, crítico literário e de cinema.
Bandas de ilustradores e escritores que também são músicos como The Soaked Lamb, de Afonso Cruz, e Os Quais, de Jacinto Lucas Pires, e o espetáculo de David Santos (Noiserv) constam ainda da programação do festival.
"Tess, de Roman Polanski, "Vidas em Fúria", de Stephen Frears, "A corte do Norte", de João Botelho, "Balas sobre a Broadway", de Woody Allen, e "Fogo Fátuo", de Louis Malle, são outros dos filmes a exibir.
Uma sessão de leitura de contos para adultos, com Rudolfo Castro, excertos de "Memórias de um craque", de Fernando Assis Pacheco, lidos por Nuno Moura, um debate e apresentação sobre o novo título de Alberto Pimenta - "de nada" -- entre outras iniciativas integram ainda a programação.

Sem comentários: