sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

ILGA lança concurso para livro infantil ilustrado


O concurso, que dá pelo nome "Um conto arco-íris", está aberto desde o dia 01 de dezembro a todos os cidadãos com idade igual ou superior a 15 anos, de qualquer nacionalidade e que podem concorrer até ao fim do mês de fevereiro.
"Nós já tínhamos detetado que havia um défice muito grande de livros infantis para todas as famílias. Há pouca representação das pessoas LGBT e das suas famílias nos livros infantis e há também uma falta de instrumentos para se ter uma noção da diversidade desde cedo", explicou à Lusa o presidente da associação de defesa dos direitos das pessoas LGBT, a ILGA -- Portugal.
Para contrariar a ausência de literatura especializada para os mais pequenos, a ILGA resolveu convidar todas as pessoas que gostariam de escrever histórias infantis a imaginar um livro que pudesse ser mais um contributo para melhor conhecer as famílias LGBT.
Por trás desta ausência de livros infantis sobre a temática, Paulo Corte-Real entende estar um problema mais geral que não tem só que ver com a ausência de escritores, leitores ou até com a falta de interesse por parte das editoras.
"É uma falta de visibilidade e de presença sistemáticas das pessoas LGBT aos mais diversos níveis, não só na literatura, mas também na televisão ou no cinema", apontou.

Sem comentários: