sexta-feira, 21 de setembro de 2012

'Weekend', de Andrew Haigh abre hoje o Queer Lisboa 16


O festival, que decorre até 29 de Setembro no Cinema São Jorge vai ter uma nova secção competitiva para melhor curta portuguesa. O Brasil é o país em foco.
O festival abrirá hoje com "Weekend", produção britânica de Andrew Haigh, que soma quase uma dezena de prémios internacionais, sobre um relacionamento entre dois homens que se conhecem num bar, e encerrará dia 29 com "Cloudburst", novo filme de Thom Fitzgerald, misto de comédia romântica e "road movie", refere a organização.
O 16.º Queer Lisboa contará com 91 filmes, grande parte dos quais provenientes dos Estados Unidos, Brasil e Portugal, e com primeiras exibições em salas nacionais.Como se assinalam as celebrações do Ano do Brasil em Portugal, a organização criou a secção "Queer Brasil", por ser um país "cuja produção cinematográfica recente tem contribuído de forma incisiva para o cinema 'queer'".
Entre os filmes selecionados contam-se curtas-metragens escolhidas pelo festival Cinema Mix Brasil, a comédia "Amores possíveis" (2001), de Sandra Werneck, "Como esquecer" (2010), de Malu de Martino, e "Teus olhos meus" (2011), de Caio Sóh.
Na competição de melhor longa-metragem está "A novela das 8" (2001), retrato de Odilon Rocha do Rio de Janeiro, em 1978, ainda no tempo de repressão militar, enquanto na competição de documentário se apresenta "Olhe para mim de novo" (2011), de Claudia Priscilla e Kiko Goifman, que integrou este ano o festival de Berlim.
Para estimular a produção de cinema português, mesmo em tempo de cortes nos apoios financeiros, o Queer Lisboa decidiu criar uma competição para premiar a melhor curta-metragem, com um prémio no valor de cinco mil euros em serviços de pós-produção vídeo na Pixel Bunker.
Aceda aqui à programação. 

Sem comentários: