quinta-feira, 13 de setembro de 2012

António Lobo Antunes e Gonçalo M. Tavares finalistas do Prémio Médicis


Os escritores portugueses integram a lista de oito finalistas do Prémio Médicis para romance estrangeiro publicado em França, a entregar em Novembro.
Gonçalo M. Tavares é nomeado pelo romance “Uma Viagem à Índia”, enquanto “O arquipélago da insónia” é a obra de Lobo Antunes seleccionada, de acordo com a lista de finalistas publicada na Internet.
“O arquipélago da insónia”, romance de António Lobo Antunes de 2008, teve primeira edição francesa na Primavera deste ano, na casa Christian Bourgois, com tradução de Dominique Nédellec.

Lobo Antunes, Prémio União Latina em 2003, integrou várias vezes a lista do Prémio Médicis. Recebeu o Prémio Femina, de melhor romance estrangeiro publicado em França, em 1997, com “Manual dos Inquisidores”, obra editada em Portugal no ano anterior.

O livro “Uma Viagem à Índia”, de Gonçalo M. Tavares, com posfácio de Eduardo Lourenço, acaba de ser lançado em França pelas edições Viviane Hamy e conta igualmente com tradução de Dominique Nédellec.

Gonçalo M. Tavares já venceu o prémio de Melhor Livro Estrangeiro, publicado em França - Prémio Fémina, em 2010, com o romance “Aprender a rezar na era da técnica”, obra que também foi finalista do Médicis, no mesmo ano.

A obra “Uma Viagem à India”, de Gonçalo M. Tavares, foi editada em 2010 pela Caminho, recebeu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, o Prémio Melhor Narrativa Ficcional, da Sociedade Portuguesa de Autores, e o Prémio Portugal Telecom de Literatura 2011, entre outros.

Além de Gonçalo M. Tavares e de António Lobo Antunes, integram a lista de oito finalistas ao Médicis estrangeiro o colombiano Juan Gabriel Vasquez, a norte-americana Margaux Fragoso, o alemão Ferdinand von Schirach, o russo Vassili Golovanov, o israelita Avraham B. Yehoshua e o chileno Alejandro Zambra.

O Prémio Médicis foi criado em 1958 e é atribuído desde então, todos os anos, a uma obra de um autor francês e, desde 1970, também a um livro estrangeiro editado em França.

Com o Goncourt, o Fémina e o Prémio da Academia Francesa, constituiu um dos mais importantes galardões literários em França.

Os vencedores do Prémio Médicis 2012 serão anunciados no próximo dia 6 de Novembro.

Sem comentários: