O filme, sobre uma estrela rock na reforma em busca das suas raízes, que encerrou este ano o Fantasporto, serve agora para a abertura oficial da quinta edição desta mostra dedicada em exclusivo ao mais recente cinema que se produz em Itália.
A Festa do Cinema Italiano decorrerá em Lisboa, até ao dia 19, mas os filmes selecionados serão exibidos depois no Funchal (de 26 a 29 de abril), em Coimbra (de 01 a 03 de maio), em Guimarães (de 4 a 6 de maio) e no Porto (de 10 a 13 de maio).
A mostra exibirá cerca de 20 filmes, incluindo uma retrospetiva do realizador Ermanno Olmi e homenagens a Paolo Sorrentino e ao cineasta Pietro Marcello, ao coletivo Flatform e ao "cantautor" Lucio Dalla, falecido no início de março.
Na apresentação do programa, o diretor da Festa do Cinema Italiano, Stefano Savio, afirmou que um dos objetivos é "demonstrar que o novo cinema italiano tem uma identidade própria, forte e autónoma".
"Uma das principais temáticas" da filmografia, que será apresentada em Portugal, "é a crise de identidade do sistema e do país Itália face aos desafios do mundo globalizante".
Aceda aqui ao programa.
Sem comentários:
Enviar um comentário