sexta-feira, 13 de abril de 2012

Festa do Cinema Italiano

O filme, sobre uma estrela rock na reforma em busca das suas raízes, que encerrou este ano o Fantasporto, serve agora para a abertura oficial da quinta edição desta mostra dedicada em exclusivo ao mais recente cinema que se produz em Itália.
Festa do Cinema Italiano decorrerá em Lisboa, até ao dia 19, mas os filmes selecionados serão exibidos depois no Funchal (de 26 a 29 de abril), em Coimbra (de 01 a 03 de maio), em Guimarães (de 4 a 6 de maio) e no Porto (de 10 a 13 de maio).
A mostra exibirá cerca de 20 filmes, incluindo uma retrospetiva do realizador Ermanno Olmi e homenagens a Paolo Sorrentino e ao cineasta Pietro Marcello, ao coletivo Flatform e ao "cantautor" Lucio Dalla, falecido no início de março.
Na apresentação do programa, o diretor da Festa do Cinema Italiano, Stefano Savio, afirmou que um dos objetivos é "demonstrar que o novo cinema italiano tem uma identidade própria, forte e autónoma".
"Uma das principais temáticas" da filmografia, que será apresentada em Portugal, "é a crise de identidade do sistema e do país Itália face aos desafios do mundo globalizante".
Aceda aqui ao programa. 

Sem comentários: