segunda-feira, 9 de maio de 2011

Última obra de Malangatana está em leilão até Julho

O carro está agora a ser leiloado na Internet, num site especialmente criado para o evento (http://malangatana.sapo.mz/?lang=pt), e as receitas reverterão para o desenvolvimento da cultura e da arte moçambicanas através da formação aos mais jovens e carenciados, apoiados pela Fundação Malangatana.

“É a concretização do sonho do mestre Malangatana, que é melhorar as condições de vida das crianças, dando-lhes arte e cultura”, disse, citado pela Angola Press, no lançamento do leilão Mutxine Ngwenya, filho mais velho do pintor.

O leilão, aberto ao mundo até ao dia 6 de Maio, começou com uma licitação de 25 mil dólares (cerca de 17 mil euros) e vai já em 150 mil dólares (105 mil euros), oferta de um banco moçambicano detido pelo grupo português Caixa Geral de Depósitos, anunciou esta segunda-feira o site.

A ideia de pintar um Fiat 500 surgiu em Agosto depois de o moçambicano ter conhecido o representante da marca italiana em Maputo e lhe ter lançado o desafio. Desde aí que Malangatana foi desenvolvendo o seu trabalho, apresentando no carro em tons de vermelho, símbolos africanos, associados à natureza e à tradição moçambicana. No tablier, em alumínio, surge a assinatura do pintor na obra a que deu o nome de “Italiana”.

O pintor moçambicano morreu aos 74 anos, no início de Janeiro, no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, vítima de doença prolongada. Malangatana é considerado um dos maiores representantes da arte africana, conhecido internacionalmente.

Sem comentários: