terça-feira, 24 de maio de 2011

Quatro obras portuguesas nas 50 finalistas do Prémio Portugal Telecom de Literatura 2011

Obras dos escritores portugueses Gonçalo M. Tavares, Inês Pedrosa, João Tordo, E. M. de Melo e Castro, do angolano José Eduardo Agualusa e dos brasileiros Adélia Prado, Cristóvão Tezza, Dalton Trevisan, João Paulo Cuenca e Lourenço Mutarelli estão entre os 50 finalistas Prémio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2011. Foram escolhidos entre as 380 obras inscritas.
Em Setembro, o júri irá escolher os dez livros finalistas entre os 50 seleccionados. Em Novembro serão conhecidos os três vencedores do prémio que o ano passado foi atribuído a "Leite Derramado", de Chico Buarque, numa cerimónia em São Paulo, apresentada por Jô Soares e onde foi homenageado o Prémio Nobel da Literatura português, José Saramago.
O anúncio foi feito ontem à noite no Palácio de São Clemente, no Rio de Janeiro. "Esse ano marcam presença jovens escritores que representam um sopro renovador na ficção, assim como a poesia a comparecer em peso, com quase um terço dos títulos, e a presença significativa do discurso da memória em boa parte das obras seleccionadas, narrativas memorialistas, autobiográficas, que caracterizam o amadurecimento do género no Brasil e a conquista de um espaço entre o público brasileiro", lê-se no comunicado de imprensa.
Ao lado de "Uma Viagem à Índia", de Gonçalo M. Tavares (editado na Leya Brasil); "Milagrário Pessoal", de José Eduardo Agualusa (ed. Língua Geral); "Os Íntimos", de Inês Pedrosa (Objetiva); "As Três Vidas", de João Tordo (Língua Geral); "Neo-Poemas-Pagãos", de E.M. de Melo e Castro (Annablume) estão as obras "A Duração do Dia", de Adélia Prado (record); "Um Erro Emocional", de Cristóvão Tezza (Record); "Anjo das Ondas", de João Gilberto Noll, "Desgracida", de Dalton Trevisan (Record); "Ribamar", de José Castello (Bertrand Brasil); "N.D.A", de Arnaldo Antunes (iluminuras); "Esquimó", de Fabrício Corsaletti (Companhia das Letras); "O Único Final Feliz para uma história de Amor", de João Paulo Cuenca (Companhia das Letras), "Uma História à Margem", de Chacal (7Letras), "Nada me Faltará", de Lourenço Mutarelli entre outros. A lista completa pode ser consultada no site do Prémio Literário Portugal Telecom.


Sem comentários: