quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Yann Tiersen volta a Portugal em Maio

O músico francês Yann Tiersen regressa a Portugal em Maio para dois concertos em Lisboa e no Porto, onde apresentará o álbum "Dust Lane", revelou a promotora Smog.
No dia 05 de Maio estará na LX Factory, em Lisboa, e no dia 07 de Maio no Hard Club, no Porto.
Em "Dust Lane", sexto álbum, editado em 2010, Yann Tiersen entra num território da experimentação e da desconstrução da estrutura de uma canção, acrescentando-lhe camadas de instrumentos tendo em conta uma regra: esquecer as regras.
"Vamos jogar com o som, esquecer tudo o que sabemos e as habilidades em tocar instrumentos e usar apenas o instinto, da mesma forma que um punk fazia", escreveu Yann Tiersen em 2010, citado pela editora Anti Records.
"Dust Lane", gravado em casa, em Ouessant, França, é ainda um disco marcado pela morte da mãe e de um amigo de Yann Tiersen.
A última vez que Tiersen esteve em Portugal foi em 2009, quando deu três concertos esgotados na Figueira da Foz, Famalicão e Lisboa.
Eternamente rotulado como o compositor da música dos filmes "O fabuloso destino de Amélie Poulain" e "Adeus, Lenine!", Yann Tiersen já provou várias vezes que o seu trabalho não se resume a isso.
Teve formação clássica em piano e violino e integrou vários grupos rock, uma dualidade formativa que se reflecte na sonoridade do que compõe, pop de câmara com guitarra eléctrica intrusiva, pós-rock contaminado pela delicadeza do metalofone e do acordeão.
Da discografia destacam-se "L´absente" (2001) e "Les Retrouvailles" (2005), que contou com a participação de Stuart Staples e Jane Birkin.

Sem comentários: