sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Festa do Avante

A 34.ª edição da Festa do Avante! arranca hoje e, além dos acontecimentos políticos que habitualmente marcam a reentrée comunista, há 35 espectáculos no cardápio, composto por nomes mais conhecidos do grande público, como Deolinda ou Pedro Abrunhosa, à mistura com outros desconhecidos ou de menor dimensão mediática.

As portas abrem-se às 18h00, o primeiro concerto arranca às 22h00, no Palco 25 de Abril (o palco principal), com um espectáculo dedicado à Carvalhesa, o hino que acompanha o Partido Comunista Português (PCP) desde há 25 anos e que "hoje é dele inseparável".

No palco principal, os concertos de amanhã estão a cargo de Diabo na Cruz, Baile Popular, Deolinda e Pedro Abrunhosa & Comité Caviar, entre outros. Já no domingo salientam-se os espectáculos de Expensive Soul, Peste & Sida e Tim e Companheiros de Aventura.

Como já tem vindo a ser habitual, o palco Novos Valores está reservado para os vencedores do concurso de bandas do Avante! - Pyroplastos (Bragança), Kartel 31 (Braga), Caducados (Guarda), Thirdsphere (Castelo Branco), Betão Armado (Algarve), Líbido (Évora), Máscara (Beja) e The Prozac (Portalegre) - e para algumas bandas convidadas: C-4, Let The Jam Roll, Fábrica de Brinquedos e Happy Mothers.

Até domingo, além da música há outras propostas. A política e a economia vão estar em discussão ao longo dos três dias, emdebates que pretendem abordar, entre outros temas, a intervenção do PCP na actualidade, a reforma agrária, o capitalismo, o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) e a NATO.

Além dos espaços dedicados à reflexão e à música, a edição deste ano inclui ainda uma "visita guiada à biodiversidade", a decorrer no Espaço Ciência, e que será conduzida através de uma exposição e vários debates.

No "Avanteatro" está prevista uma programação que oferece não só teatro, mas também dança, música e cinema documental. Entre os participantes estão alguns grupos e artistas de diferentes regiões do país, para além de um grupo de teatro proveniente de Barcelona, e de um de bailado, vindo de Sevilha. Será ainda feita uma homenagem ao actor e encenador Mário Barradas (membro do PCP), falecido em Novembro de 2009.


Sem comentários: