segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Cinema: “Mistérios de Lisboa” vence prémio para melhor realizador em San Sebastián

O filme “Neds”, do escocês Peter Mullan, foi o vencedor da Concha de Ouro do Festival de San Sebastián. O protagonista do filme, o jovem Connor McCarron, foi igualmente distinguido com a Concha de Prata pelo melhor desempenho masculino. O chileno Raúl Ruiz recebeu o prémio de melhor realizador pelo seu filme “Mistérios de Lisboa”, uma co-produção Clap Filmes e RTP produzida por Paulo Branco.
“Mistérios de Lisboa” foi exibido no domingo, dia 19, com a presença do cineasta chileno, o elenco e a equipa do filme que conquistaram a cidade espanhola com a adaptação da obra camiliana. O filme foi uma das 18 obras em competição no Festival.
Com mais de quatro horas de duração, “Mistérios de Lisboa” é um fresco da sociedade portuguesa de finais do século XIX, uma saga familiar camiliana, que estreará nos cinemas portugueses em Outubro.
Depois da estreia comercial nos cinemas em Outubro, o projecto chegará também à RTP, com a exibição de uma série de seis episódios, em Janeiro de 2011.
No entanto, a série televisiva será exibida em antestreia na íntegra em Novembro no Estoril Film Festival.
“Mistérios de Lisboa” foi rodado em Portugal, com actores portugueses e estrangeiros, e teve um orçamento de 2,5 milhões de euros.
Do elenco fazem parte, entre outros, Maria João Bastos, Adriano Luz, Ricardo Pereira, Melvil Poupaud, São José Correia, Albano Jerónimo, Clotilde Hesme, Carloto Cotta e Afonso Pimentel.

Sem comentários: